CORONA VÍRUS

Ministro da Saúde afirma que vacinação contra covid-19 começa até quatro dias após aprovação

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira, 11, que a campanha começará “no dia D e hora H”. A declaração foi dada em Manaus, onde o ministro cumpriu agenda hoje. Segundo o chefe da pasta, a imunização terá início em até quatro dias após a aprovação do uso emergencial da vacina.

Segundo Pazuello, o país tem se organizado para adquirir doses da vacina e fará uma distribuição proporcional. O ministro frisou que cada estado tem o seu programa de vacinação e que os municípios assumem a responsabilidade de deixar as salas de vacinação prontas.

“No PNI [Plano Nacional de Imunização], cabe ao ministério fazer chegar [as vacinas] aos estados e municípios. O plano logístico é individualizado por estado, por isso a gente fala que cada estado tem seu próprio plano. O plano do município é de execução”, afirmou.

Doses

Pazuello afirmou que foram contratadas 354 milhões de doses de vacinas. Para janeiro, a expectativa é de que consiga aplicar doses, se liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Butantan (6 milhões) e Fiocruz (2 milhões). O ministro disse que as empresas que desenvolvem vacinas fora do Brasil ofereceram quantidades “pífias” de doses e com muitas exigências.

“Ou nós fabricamos no Brasil, ou vamos ter muita dificuldade de vacinar em massa o povo”, afirmou Pazuello ao comentar a importação de doses para campanha brasileira.

Com informações Metrópoles

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar