BELÉMCORONA VÍRUSNOTÍCIAS

População de Belém pode se vacinar contra covid, gripe e sarampo até sexta-feira, dia 10

Começa nesta segunda-feira, 6, em Belém, as campanhas intensivas de vacinação contra a Influenza, covid-19 e sarampo, que seguem até sexta-feira, dia 10. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que a população pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), shopping centers e faculdades, em horários diferenciados e seguindo os critérios dos públicos elegíveis.

A vacina contra covid-19 está disponível para o público infantil e adulto. Podem se vacinar todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose.

Grupos – A dose de reforço (terceira ou quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da anterior. A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Além dos imunocomprometidos, os idosos (com 60 anos ou mais), os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas, trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino), trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, estão aptos a receber a quarta dose.

No último sábado, 4, a Prefeitura de Belém ampliou ainda mais o público apto a receber a quarta dose. Agora, pessoas com idade a partir dos 40 anos também já podem tomar o reforço.

Gripe – Contra a influenza podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, professores da rede pública e privada, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência.

Também são grupos prioritários os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo – Em relação à vacinação contra o sarampo, a campanha está voltada para todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Documentos – Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Veja onde se vacinar (De 6 a 10 de junho):

– Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;
– Faculdades (Unifamaz, Fibra e Unama), das 9h às 17h;
– Shoppings centers: Pátio Belém (Batista Campos), Boulevard Shopping (Reduto), Bosque Grão-Pará (Val-de-Cães) e Parque Shopping (avenida Augusto Montenegro), de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h; e IT Center (avenida Senador Lemos), das 8h às 19h.

Fonte: Agência Belém

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar