DENÚNCIA

Cunhado de Edmilson Rodrigues tem cargo de direção na SEMMA 

Após colaborar com a TV Record, o ParaWebNew investigou mais a fundo e descobriu outras irregularidades nas contratações de parentes na Prefeitura Municipal de Belém, revelando informações além da matéria exibida no programa Fala Brasil do dia 17/11.

Em 2021, já nos primeiros meses do mandato do governo Edmilson Rodrigues, este portal divulgou com exclusividade que a sua ex-esposa, Bianca Belém, havia sido nomeada para  o cargo de assessora do presidente do Detran-PA, Marcelo Lima Guedes, o que na época levantava suspeitas sérias de nepotismo cruzado.

Após a  publicação e a indignação gerada, Bianca, que na verdade se chama Josiane Belém da Costa Rodrigues, foi exonerada e, em seguida, renomeada apenas com o nome de solteira, sem o “Rodrigues” ao final, medida esta que parecia se preocupar mais em blindar o Prefeito Edmilson que com a moralidade administrativa, propriamente dita. 

A atual ocupando quatro cargos públicos :

Poucos meses depois, este portal voltou a fazer novas denúncias, é dessa vez ainda mais graves. A atual namorada do Prefeito Edmilson Rodrigues, Nayra da Cunha Rossy Santos, ou Nayra Baker, como se autodenomina, que era professora servidora efetiva da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ocupante do cargo de Professor Classe I, concursada licenciada na Secretaria Municipal de Educação (Semec), chegando a ocupar cargo de direção na Secretaria Municipal de Administração (Semad) e também como conselheira na Companhia de Informática do Município de Belém (Cinbesa), recebia salário por todas as instituições.

Para se ter uma noção, os vencimentos de Nayra cresceram cerca de 248,5%, em apenas um ano de mandato do namorado. Como professora, recebia salário mensal de 9,5 mil reais.  A partir de janeiro daquele ano, ela incorporou mais dois vencimentos: de R$ 6,5 mil, como diretora geral da secretaria de administração, e R$ 3,2 mil como integrante do conselho consultivo da Cinbesa, a empresa municipal de informática.

A publicação do ParaWebNews chegou a fundamentar ofícios expedidos pelo coordenador da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa de Belém, Sandro Ramos Chermont aos titulares da Secretaria Municipal de Educação (Semec); Secretaria Municipal de Administração (Semad); Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc) solicitando informações sobre Nayra Baker.

Até a publicação desta matéria o paraWebNews não conseguiu saber sobre a conclusão legal desta questão.

O nomeação do cunhado na SEMMA.

Mas a nomeação de parentes e pessoas próximas para cargos e funções públicas de livre nomeação e exoneração não parou em Nayra. Seu irmão, o biólogo Kayan da Cunha Rossy, ou “Cayan Rossy”, foi nomeado na prefeitura de Belém como diretor do Departamento de Áreas Verdes Públicas da Semma. 

O biólogo é responsável, entre outras coisas, pela manutenção e cuidado das mangueiras de Belém. É portanto ele que responde, diretamente, por cada vegetal que cai na cidade, fato que curiosamente passou a acontecer com mais frequência que o normal.

Histórico de nepotismo:

Não é de se estranhar este comportamento do Prefeito Edmilson Rodrigues. Quando assumiu a prefeitura, em 1997, nomeou três irmãos e a esposa para cargos de confiança na administração municipal. As edições da época do Diário Oficial confirmam as nomeações dos irmãos Edilene, Selma e Gerson Rodrigues e da mulher, Lucília. O então prefeito dizia que os quatro foram escolhidos por “competência profissional” e por serem militantes petistas.

Em 2001,Edmilson Rodrigues, depois de dizer que não iria exonerar as irmãs, determinou que elas deixassem os cargos de confiança (DAS) que exerciam na administração. Nenhuma foi demitida porque eram concursadas e trabalhavam há mais de dez anos na Prefeitura de Belém.

A advogada Edilene Rodrigues Ribeiro deixou a assessoria jurídica ao gabinete do prefeito para voltar à função técnica na Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), responsável por praças, prédios históricos e monumentos da cidade. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município de 1º de março de 2001.

Já a economista Selma Leni Brito Rodrigues deixou o cargo de diretora de assessoramento superior (DAS) da Secretaria de Gestão e Planejamento. Selma trabalhava na Prefeitura há 18 anos e exerceu cargos de diretoria em duas gestões anteriores às de Rodrigues, como a de Hélio Gueiros.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar