RELIGIÃO

Círio 2020 vai acontecer, mas sem as procissões pelas ruas de Belém

A tão esperada definição do Círio 2020 finalmente aconteceu na noite desta quinta-feira, 06. Em coletiva de imprensa, a arquidiocese de Belém e a diretoria da festa deram detalhes sobre como será este ano a maior festa religiosa dos paraenses.

Quem iniciou a coletiva foi o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira. Dom Alberto falou sobre a fé dos paraenses em Nossa Senhora de Nazaré, sobre a relação do belenense com a festa do Círio. “A nossa fé sem distância é a nossa fé em Jesus Cristo”, disse.

Ele fez uma homenagem para as vítimas da Covid-19 e lembrou que com a quarentena, milhares de cristãos católicas fizeram de suas casas igrejas domésticas, lembrando que, embora impossibilitados de ir aos templos católicos, não deixaram de praticar sua fé.

Dom Alberto disse que o Círio 2020 vai acontecer, mas não da maneira como conhecemos. Adaptações foram feitas para que o Círio 2020 que será todo virtual e transmitido por canais da TV Nazaré.

“Durante estes meses, consultamos as autoridades do Estado e do Município, constituímos uma comissão de médicos para nos assessorarem, a Diretoria do Círio de Nazaré se debruçou com seriedade, junto com os Bispos, para seguirmos todas as normas vigentes e medidas preventivas necessárias, a fim de que nossa grande festa se realize sem colocar em risco a saúde das pessoas, Será necessário reduzir as ocasiões de concentração de pessoas, nas modalidades que serão ainda explicadas nesta noite. Não poderemos realizar da forma costumeira as procissões que caracterizam o Círio de Nazaré, pois simplificaremos os eventos do segundo final de semana de outubro, vindo depois a se realizar a quinzena do Círio, que será a grande ocasião e evangelização e formação. Todas as pessoas que tiverem promessas a serem cumpridas poderão fazê-lo durante toda a quadra nazarena”, disse Dom Alberto.

COMO SERÁ O CÍRIO 2020

O Círio 2020 não será como conhecemos, a imagem peregrina não sairá pelas ruas de Belém nas tradicionais procissões da festa. Albano Martins, diretor coordenador do círio 2020, explicou como será a programação da festividade neste ano.

Uma programação especial para que a população paraense possa expressar o seu amor à Nossa Senhora foi montada. Toda programação será transmitida por rádio, tv e pelas mídias sociais.

Sobre a corda, um dos ícones do Círio, Dom Alberto revelou que ela foi encomendada e chegará a Belém. Ele disse que será uma surpresa, que será apresentada melhor em breve, como será o funcionamento da corda para que os fiéis possam tocá-la.

VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar