INTERNACIONALNOTÍCIANOTÍCIASPOLÍTICA

União entre homem e mulher é fundação da família, diz papa Leão XIV

Em primeiro discurso a diplomatas, pontífice reafirma posição da Igreja contra o aborto, pede acolhimento a imigrantes e condena guerras

O papa Leão XIV defendeu nesta sexta-feira (16) o casamento entre homem e mulher como base da família e pilar essencial para sociedades pacíficas. Em seu primeiro discurso a diplomatas de todo o mundo, o novo pontífice norte-americano afirmou que cabe aos líderes civis investir na estrutura familiar tradicional para promover harmonia social.

“É responsabilidade dos governantes construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, declarou o papa, nascido Robert Prevost.

A fala marca o primeiro posicionamento de Leão XIV sobre o casamento desde que assumiu o comando da Igreja Católica. Apesar de não mencionar diretamente a união entre pessoas do mesmo sexo, ele já havia manifestado opiniões contrárias ao casamento homoafetivo antes de se tornar pontífice. O papa Francisco, seu antecessor, também manteve a posição oficial da Igreja, mas adotou tom mais acolhedor, inclusive autorizando bênçãos a casais LGBTQIA+.

Durante o encontro, o papa Leão XIV também reafirmou a oposição da Igreja ao aborto, mas destacou a importância da liberdade religiosa e do diálogo entre diferentes crenças, sugerindo abertura ao entendimento inter-religioso.

Outro ponto forte do discurso foi a defesa da dignidade dos migrantes. Crítico das políticas anti-imigração dos Estados Unidos, Leão XIV afirmou que “a dignidade permanece inalterada” independentemente da condição de saúde, emprego ou localização da pessoa. “É a dignidade de uma criatura querida e amada por Deus”, afirmou.

O pontífice também condenou o que chamou de “impulso destrutivo de conquista”, referindo-se a conflitos como os do Oriente Médio e da Ucrânia. Segundo ele, a Igreja continuará usando “linguagem direta” para denunciar injustiças e alertar os poderosos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar