
Belém, sede da COP30, é a cidade brasileira mais otimista em relação ao futuro do turismo. É o que revela uma pesquisa inédita da Nexus encomendada pela Embratur e divulgada pela CNN. O levantamento mostra que 77% da população da capital paraense acredita que o setor estará “aquecido” ou “muito aquecido” até 2026.
O dado reforça a confiança dos belenenses no impacto positivo da Cúpula do Clima, que será realizada em novembro deste ano e marcará a primeira vez que o maior evento ambiental do planeta ocorre na região amazônica. Segundo a pesquisa, um em cada quatro moradores acredita que o turismo estará “muito aquecido” até 2026, enquanto 52% avaliam que estará “aquecido”.
Belém ficou à frente de grandes destinos turísticos como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Foz do Iguaçu. O levantamento ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais nessas cinco cidades, com margem de erro de três pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Outro destaque do estudo é o posicionamento dos belenenses sobre o desenvolvimento sustentável no turismo: 93% defendem que ele deve ser prioridade, reforçando o alinhamento da população com os debates que estarão em pauta na COP30.
De forma geral, 70% dos entrevistados nas cinco cidades afirmaram ter uma visão positiva do turismo nos próximos dois anos. Apenas 9% demonstraram preocupação com possível retração na atividade.