BELÉMNOTÍCIASParáSAÚDE

Sespa coordena Dia D de Vacinação contra paralisia infantil neste sábado, dia 22

Neste sábado, dia 22, será realizado o Dia D de Vacinação contra Paralisia Infantil, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa). A escolha da data está relacionada ao Dia Mundial do Combate à Poliomielite (paralisia infantil), que é celebrado no dia 24 de outubro. O sábado foi escolhido para garantir que as famílias tenham maior disponibilidade para comparecer aos locais de vacinação. 

“Entendemos que a saúde da criança também contempla o seu calendário vacinal, por ser a prevenção de vários agravos, a exemplo da poliomielite. Quando os pais e responsáveis levam essas crianças para colocar em dia o calendário vacinal, eles estão cuidando da saúde dessas crianças. Nós precisamos reforçar sempre a importância da prevenção e da sensibilidade às campanhas”, pontua a enfermeira da Sespa, Bárbara Gadelha.

A Sespa é responsável pela distribuição das vacinas para todos os municípios do estado do Pará, assim como auxilia o poder municipal na definição de estratégias para ampliar todas as coberturas vacinais. O Ministério da Saúde traçou como meta para afastar completamente o risco do retorno da poliomielite no país, 95% de cobertura vacinal. O estado do Pará, no momento, está com 47,18%. Para aumentar esse quantitativo, a Sespa vem intensificando os esforços diretamente com os 144 municípios do estado.

A Sespa irá contribuir para o aumento da cobertura vacinal disponibilizando vacinas contra a poliomielite em diferentes pontos da Região Metropolitana de Belém (RMB): 

22/10 (Sábado – Dia D):

9h às 21h – Unidade Móvel da Sespa (ao lado da Basílica de Nazaré)
8h às 13h – Carreta TerSaúde (Icoaraci – travessa Berredos, 324)
8h às 13h – EEEF Waldemar Henrique (Bengui – travessa Transmangueirão) 
8h às 13h – EEEF Princesa Isabel (Atalaia – Passagem Santa Inês, 925)

23/10 (Domingo):

9h às 21h – Unidade Móvel da Sespa (ao lado da Basílica)
8h às 13h – Carreta TerSaúde (Terra Firme – av. Tucunduba)
8h às 13h – EEEF Aldebaro Klautau (Tapanã – Alameda Seis)
8h às 13h – EEEF Horácio Evelin (Cidade Nova 8 – Estrada da Providência, 54)

25/10 (Terça-feira):

8h às 17h – Usinas da Paz (Marituba, Icuí-Guajará, Cabanagem, Bengui, Jurunas/Condor, Canaã dos Carajás e Parauapebas).

Não esqueça de levar a carteira de vacinação da criança. Não podendo ir a algum desses pontos, procure uma Unidade Básica de Saúde do seu município.

Fonte: Sespa/ Secom-PA

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar