Quarto “Cortejo Visagento” será realizado na segunda-feira, dia 31

Já virou tradição o Cortejo Visagento que é realizado pelas ruas do bairro do Guamá. Em 2022, o IV Cortejo Visagento tem como tema em 2022 “Amazônia em pé” em homenagem a uma das entidades mais famosas do nosso folclore, o curupira, o protetor da floresta. O evento é nesta segunda-feira, dia 31, a partir das 18 horas, com início da caminhada no cemitério de Santa Izabel, pelo lado da avenida José Bonifácio, em Belém, bairro do Guamá.
O Cortejo Visagento é uma espécie de resposta do público paraense à festa do Halloween, que é celebrada no mesmo dia 31. Só que no cortejo em Belém, as fantasias precisam, necessariamente, evocar as lendas e os mitos amazônicos. A organização é do Espaço Cultural Nossa Biblioteca.
No dia 31, dia do cortejo, a figura mística do Boto estará distribuindo lá no cemitério Santa Izabel, antes do cortejo, as pulseiras de quem tem o interesse de participar, lembrando que este ano, haverá uma avaliação específica para os menores de 11 anos e para os alunos de escolas públicas do bairro.

Ao falar de florestas, é ressaltada a Amazônica que representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na biodiversidade mundial. Esse patrimônio infelizmente vem sofrendo amargamente com o descaso e ganância do homem.
Preparação – No decorrer do mês de outubro, houve várias atividades relacionadas ao cortejo, como é feito há alguns anos, como a promoção de oficinas para a comunidade, inscrições para participação do cortejo e do concurso de fantasias. Todas as terças-feiras, às 19 horas, a equipe de organização do cortejo reúne-se no Espaço Cultural Nossa Biblioteca para alinhar o cronograma do evento. O encontro é aberto a qualquer pessoa ou coletivo que tenha interesse de participar e propor alguma atividade para o cortejo.
Quando falamos de fantasia, logo vêm logo à mente inúmeras coisas que podem se tornar uma ideia. Pensando nisso o IV Cortejo Visagento traz sua tão almejada competição de fantasias e performances, que vai ocorrer durante o trajeto e tem sua premiação na finalização do cortejo “Te esperta! A premiação é em dinheiro!”.
Assim como nos anos anteriores, haverá avaliadores escondidos em meio ao público que estarão procurando e avaliando as melhores caracterizações e performances que acompanharem a caminhada.
Quer ser um apoiador, ou performar no IV Cortejo Visagento? Nossos canais de comunicação:
E-mail: ecnbiblioteca@gmail.com ou WhatsApp (91) 98338 7496/ (91) 3249 5270
Grupo de WhatsApp amigos do ECNB: https://linktr.ee/ecnb