NACIONALNOTÍCIAS

Renan Calheiros pede prisão de Fabio Wajngarten por mentir na CPI da Pandemia

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Pandemia, pediu na tarde desta quarta-feira, 12, a prisão de Fabio Wajngarten, ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República. O senador acusa Wajngarten de mentir à CPI, na qual o depoimento é dado sob a obrigação de dizer a verdade.

“Vossa Excelência, mais uma vez, mente. Mentiu diante dos áudios agora publicados, mentiu por ter mudado a versão sobre a entrevista que deu [à revista Veja] e continua mentindo. Evidente que essa decisão será do presidente desta Comissão, mas esse é o primeiro caso de alguém que vem à comissão parlamentar de inquérito e em desprestígio da verdade, mente”, criticou Calheiros.

Embora o senador tenha feito a afirmação, o pedido cabe ao presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-BA).

O artigo 58 da Constituição prevê que CPIs têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, o que concede poder para que o presidente da comissão peça prisão em caso de flagrante.

A possibilidade de o ex-secretário de comunicação da presidência Fábio Wajngarten sair preso da CPI da Pandemia nesta quarta-feira, 12, foi discutida por senadores durante o intervalo da sessão, segundo apuração da analista de política da CNN Brasília Rodrigues.

Um dos episódios citados pelo senador Renan Calheiros diz respeito à entrevista dada por Wajngarten à revista “Veja”. De acordo com a publicação, o ex-secretário afirmou que “houve incompetência” na aquisição das vacinas da Pfizer, o que Wajngarten negou à CPI.

A revista “Veja” divulgou áudio da entrevista concedida, em que o ex-secretário afirma o seguinte, quando questionado sobre o tema: “Incompetência, incompetência. Quando você tem um laboratório americano com cinco escritórios de advocacia apoiando na negociação e você tem do outro lado um time pequeno, tímido, sem experiência, é 7 a 1”.

Fonte: CNN Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar