BELÉMNOTÍCIAS

Projeto leva prevenção e diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS às ilhas de Belém

No próximo dia 13 de agosto (quinta-feira), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) lançará um projeto de trabalho exclusivo para a região das ilhas denominado “Belém dos Rios”, com o objetivo de promover a prevenção e o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV/Aids, tendo em vista o aumento populacional e comercial naquelas áreas.

Serão integradas a essas ações as perspectivas de saúde mental, violência sexual, saúde do idoso e saúde bucal. A cerimônia de abertura será às 16 horas, no Espaço Náutico, no Guamá, obedecendo todos os critérios de distanciamento social.

Atividades – As atividades serão executadas pelas Referências Técnicas da Sesma e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) durante quatro meses e contemplarão as ilhas de Mosqueiro, Outeiro e Combu.

Serão realizados cinco encontros em cada uma, tendo como foco homens e mulheres entre 15 a 70 anos, sendo, em média, 60 pessoas por ilha, totalizando um quantitativo geral de aproximadamente 180 pessoas. A população de estudo será dividida em cinco grupos classificados quanto a idade, gênero e a atuação profissional e serão captadas pelos agentes comunitários de saúde.

Para Reginaldo Jr., coordenador da Referência Técnica de IST’s, HIV/Aids e Hepatites Virais de Belém, a expectativa é que esse projeto ajude a desenvolver a consciência sobre os benefícios da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do HIV/AIDS, assim como a sua relação com os casos de violência sexual, saúde mental, saúde do idoso e os aspectos de saúde bucal nas regiões das ilhas. 

Reuniões – As reuniões nas ilhas serão realizadas por grupos de estudo. Para cada encontro, será estabelecida uma temática específica para o grupo: saúde mental, HIV/AIDS e violência sexual. “O primeiro encontro em cada região será destinado à qualificação dos profissionais de saúde e administrativos que irão atuar no projeto. Nos demais, através de dinâmicas de integração, faremos rodas de conversa com os voluntários sobre o tema em debate com as contribuições e dúvidas dos integrantes da comunidade. A duração em média do encontro será de aproximadamente duas horas e meia”, ilustra Reginaldo Jr.

No último encontro, serão feitas as testagens para a possível identificação de casos e o preenchimento dos questionários sociais feitos em entrevistas individuais com psicólogos e assistentes sociais da Sesma. De acordo com a situação identificada, será feita a vinculação dos casos positivos para o Casa Dia, a referência municipal para o tratamento de HIV/Aids, ou para as Unidades Básicas de Saúde e órgão competentes em cada segmento.

Serviço – Projeto “Belém dos Rios” nas ilhas de Outeiro, Combu e Mosqueiro, de agosto a novembro de 2020 para promover a prevenção e o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e HIV/Aids. Lançamento na quinta-feira, 13, às 16 horas, no Espaço Náutico, na avenida Bernardo Sayão, ao lado do UFPA.

Fonte: Rede Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar