NOTÍCIASREGIONAL

Produção do queijo artesanal do Marajó recebe premiação internacional

O Pará produz anualmente cerca de 65.5 mil quilos de queijo artesanal certificados pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). A produção é feita por oito empresas localizadas nas cidades de Cachoeira do Arari, Muaná, Ponta de Pedra, Salvaterra e Soure, todas do arquipélago do Marajó. 

Internacional – A produção do alimento recentemente ganhou destaque internacional, isso porque a trajetória de produtores de queijo do arquipélago, reunidos na Associação de Produtores de Queijo e Leite do Marajó, foi uma das vencedoras do concurso “Transformando Vidas” do Programa AL-Invest 5.0 que premia histórias de sucesso. O programa é considerado a mais importante cooperação internacional financiada pela União Europeia para o setor empresarial da América Latina.

E para que alcance voos internacionais, a produção paraense é acompanhada pelos serviços de educação, detecção e fiscalização sanitária desenvolvidos pela Adepará. “Para que o produtor tenha autorização para comercializar o queijo e para que o consumidor tenha segurança na hora da compra, é indispensável o registro no órgão de inspeção”, afirma a médica veterinária e fiscal agropecuária, Sumaya Paulino, responsável pela Gerência de Produtos Artesanais de Origem Animal da Adepará.

Registro – Para ser comercializado, todo produto de origem animal deve ter registro junto ao poder público, que pode ser da esfera municipal, estadual ou federal. A diferença do local do registro implica diretamente na abrangência da autorização para a venda, que pode ser restrita ao município onde há a produção ou até ampliada para fora dos limites estaduais e nacionais.

“Para que o produtor possa comercializar por todo o Pará, ele precisa fazer cadastro junto à Adepará, no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que é dividido entre produção industrial e produção artesanal. A lei nº 7.565/2011, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 1380/2015, permite que pequenas indústrias recebam o selo de produto artesanal, que garante a segurança alimentar e agrega maior valor na comercialização”, detalha Sumaya Paulino.

Fiscalização – A Adepará fiscaliza instalações, equipamentos e acompanha a produção do queijo artesanal. O selo de inspeção é emitido para as empresas que obedecem a todos os critérios de sanidade. O órgão de fiscalização faz o monitoramento microbiológico do produto, avaliando a qualidade de todo o processo e do produto final.

“Ao consumirmos alimentos sem registro corremos o risco de contaminação por bactérias, no caso do queijo, a bactéria mais importante e causadora de vários surtos de doenças é a Listeria monocytogenes, causadora de uma infecção chamada Listeriose que possui alto índice de mortalidade, especialmente perigosa para grávidas, bebês e pessoas com sistema imune prejudicado. Por isso é importante sempre comprar produtos que tenham o selo de inspeção” alerta a fiscal agropecuária.

Fonte: Agência Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar