CORONA VÍRUSREGIONAL

Primeiro caso de Covid-19 no Pará foi registrado dia 3 de janeiro; no carnaval havia 30 casos confirmados

Nesta última semana, a Secretaria de Saúde do Pará (SESPA) colocou no site de monitoramento do Covid-19 (Veja aqui) um novo painel com dados mais detalhados sobre a pandemia no estado do Pará (veja aqui).

Nos últimos dias o Paráwebnews esteve analisando o novo database divulgado pela SESPA e descobriu informações importantes.

O primeiro caso oficial no Pará, até então, havia sido confirmado no dia 18 de março. Um homem de 37 anos que havia viajado para o Rio de Janeiro, cidade que onde já havia transmissão comunitária do vírus.

As medidas de isolamento social foram tomadas, a nível estadual e pelos municípios, a partir da segunda metade de março. Com as novas informações da SESPA, é possível afirmar que o vírus pode ter circulado livremente pelo Pará, por pelo menos dois meses e meio. Muito antes daquele primeiro caso reportado no dia 18 de março.

De acordo com os dados da SESPA no Metabase, o primeiro caso no Pará foi registrado no dia 3 de janeiro deste ano. Veja o gráfico abaixo que mostra os casos acumulados e o registro por data:

O segundo caso, de acordo com o gráfico acima, foi confirmado no dia 10 de janeiro. No dia 15 foi confirmado o terceiro caso, totalizando assim 3 pessoas com Covid-19 no Pará nessa primeira metade de janeiro.

Por essa época, o surto estava concentrado na China, na cidade de Wuhan, localizada na província de Hubei. Ao término de janeiro, o Pará contabilizava 9 casos de Covid-19.

O primeiro caso de Covid-19 do mês de fevereiro foi confirmado no dia 4. No dia 5 foram confirmados mais 4 casos, totalizando 14 casos de coronavírus no Pará até aquele dia. Ao fim do segundo mês do ano o Pará registrava 33 casos (no período do carnaval, em 2020 comemorados oficialmente do dia 21 de fevereiro até o dia 26 de fevereiro, o Pará registrava 30 casos).

Em março, quando o coronavírus já gerava preocupação no Brasil, o Pará reportou mais 344 casos nesse mês. No primeiro trimestre do ano o estado terminou com 377 casos confirmados de Covid-19: Janeiro (9), fevereiro (24) e março (344).

O gráfico abaixo reporta os casos de covid-19 por mês. Nele é possível ver o salto entre o mês de março para o mês de abril, quando o estado registrou 14.062 e já estava testando em massa:

Até o dia 23, o mês de maio registra 9.686.

As curvas abaixo de registro de óbito e casos confirmados de acordo com a data de confirmação, mostram o seguinte:

1 – O pico de casos registrados no Pará foi registrado no dia 1° de maio, quando foram reportados em um único dia 990 novas pessoas com Covid-19.

2 – O pico de óbitos foi alcançado em dois dias consecutivos, nos dias 4 e 5 deste mês. Em cada um desses dias foram 95 óbitos confirmados.

Curva de casos indicando o pico.
Curva de óbito indicando o pico (atingindo por dois dias consecutivos).

ANALISANDO OS ÓBITOS

Com relação ao histórico de óbitos na linha do tempo deste primeiro semestre do ano, o primeiro foi confirmado no dia 15 de março quando já havia 76 pessoas com o novo coronavírus. Veja a curva com os casos registrados e acumulados:

Até então, o primeiro caso “oficial” havia sido confirmado no dia 1º de abril. Esse caso gerou polêmico, pois foi de uma idosa indígena da Vila de Alter, em Santarém. Ela morreu no dia 19 de março e seu exame foi feito em Belo Horizonte. Por ser uma figura importante em Alter do Chão, seu funeral teve o acompanhamento de quase toda a comunidade, sem ninguém saber que a senhora havia morrido em decorrência da Covid-19.

O segundo óbito no Pará foi confirmado foi no dia 19 de março, o que deve ser o da idosa de Alter do Chão, conforme dissemos acima.

Os meses de janeiro e fevereiro não foram confirmados óbitos. No gráfico acima, é possível observar a escalada de óbitos a partir da segunda metade de março, com mais intensidade no mês de abril.

Enquanto o mês de março foram 3 óbitos confirmados, no mês de abril foram 830 e agora no mês de maio, até o dia 23, são 1.317 óbitos. Veja o gráfico abaixo com a curva de óbitos registrados por mês:

Segundo o último boletim da SESPA das 19h dp sábado, 23, o Pará tem 24.125 casos registrados e 2.150 óbitos. São 15.591 pessoas recuperadas. A taxa de letalidade está em torno de 8,91%.

Os dados apresentados nesta matéria podem sofrer variações, pois a SESPA confirmou nesta última semana que muitos casos e óbitos registrados em outros datas, principalmente de abril e início de maio, não foram repassados pelas prefeituras do interior. Logo, à medida que esses dados vão sendo mandados, as curvas acima vão sendo ajustadas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar