BELÉMNOTÍCIAS

Personalidades recebem medalha Francisco Caldeira Castelo Branco no aniversário de Belém

Após intensa comemoração com inaugurações, assinaturas e lançamentos, a programação de celebração dos 405 anos de Belém encerrou na noite de terça-feira, 12, com a entrega da Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco a pessoas que prestaram serviços relevantes ao município no âmbito da educação, cultura e serviço social.

A solenidade, realizada no Solar da Beira, contou com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), o vice Edilson Moura (PT), secretários municipais e homenageados. Este ano, mais de dez personalidades foram contempladas com a honraria criada pelo então prefeito de Belém, Ajax Carvalho D’ Oliveira, em 1978.

“Foi necessário escolher alguns homenageados, entre tantos belenenses que contribuem e contribuíram com a nossa história nos mais diversos aspectos“, explicou Edmilson Rodrigues.

O prefeito ressaltou também, que durante todo o dia de comemorações pelo aniversário da cidade, foi assinado o convênio do programa “Bora Belém”, que vai beneficiar famílias em vulnerabilidade social, com  renda mínima de até R$ 450; foi assinado um convênio com o Governo do Estado, que vai beneficiar os feirantes do Ver-o-Peso e também foi entregue com o Governo, as obras da segunda etapa do canal do Tucunduba, cuja primeira etapa foi realizada na gestão anterior de Edmilson Rodrigues.

Solenidade- Os agraciados da noite ficaram sentados e receberam, um a um, do prefeito Edmilson Rodrigues e do vice Edilson Moura, a honraria. Clotilde Melo de Sousa, a dona Coló, erveira antiga da feira do Ver-o-Peso, não conteve as lágrimas ao receber a medalha. Conhecida por levar o nome da cidade a diversos lugares do mundo, dona Coló destacou a importância do reconhecimento.

“Estou muito emocionada. Receber esta medalha é um reconhecimento do meu trabalho e do amor que tenho pela minha cidade”,  definiu a homenageada, que parabenizou a cidade por mais um aniversário. ” Desejo o melhor para Belém, que ela tenha mais amor e melhore  cada vez mais”, finalizou.

Durante a cerimônia,  a cantora Joelma Kláudia, escolhida para falar em nome dos homenageados, lembrou da sua chegada a Belém. “Como mulher, cantora e apaixonada por essa cidade, eu me sinto honrada com esta comenda”, contou.

O momento de maior emoção foi quando a filha da cantora Cleide Moares, Brenda Moares, recebeu a medalha em nome da mãe, falecida em julho de 2020. “É um reconhecimento merecido para a minha mãe. Tenho certeza que se estivesse viva, estaria aqui celebrando este momento”, afirmou emocionada. 

Lista- Relação das personalidades agraciadas com a medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco: Maria Cleide Sousa Morais  (cantora, In memoriam); Clotilde Melo de Sousa (dona Coló); Edgar Augusto Camarão Proença (radialista); Edilza Joana Oliveira Fonte (historiadora); Egídio Machado Sales Filho (advogado, In memoriam); Emmanuel Zagury Tourinho (reitor da UFPA); Joelma Kláudia (cantora); José de Andrade Raiol (arquiteto); Luiz Arnaldo Dias Campos (cineasta); Maricila do Socorro Brito Gomes (ministra da Igreja Messiânica); Marco Aurélio Arbage Lobo (arquiteto); Raimundo Alberto Figueiredo Damasceno (arquiteto).

Fonte: Agência Belém

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar