BELÉMNOTÍCIAS

Leona Vingativa vira grafite no Jurunas

A artista Leona Vingativa será homenageada no encerramento da terceira edição do Festival de Cinema das periferias da Amazônia – Telas em Movimento, no próximo dia 30 de abril, às 19h, no canal do festival na internet. 

Ela vai participar de um bate-papo, lançar teaser do mais novo clipe e será grafitada em muro no Jurunas, bairro de origem dela em Belém. A homenagem será feita pelo artista visual Dedeh Farias. 

Considerada uma das primeiras youtubers do Brasil, ainda criança Leona ficou famosa pela websérie “Leona Assassina Vingativa”, lançada de forma caseira em 2009. Deste então, ela trouxe diversas temáticas em videoclipes musicais. 

“Eu vejo isso muito mais que uma homenagem, eu vejo como um reconhecimento de tantos anos em que me entreguei fazendo vídeos, seja no quarto da Aleijada Hipócrita, no Ver-o-Peso ou até mesmo dentro de um lixão”, afirma.

Leona Vingativa, artista paraense — Foto: Divulgação / Matheus Calandrini

Leona Vingativa, artista paraense — Foto: Divulgação / Matheus Calandrini 

A partir do tema “Navegações Inclusivas”, o Telas em Movimento trouxe a inclusão digital no contexto da pandemia e a democratização do acesso ao cinema nas periferias como eixos principais. Cerca de 230 jovens das periferias, ilhas e quilombos de Belém e região metropolitana foram alvos das vivências e oficinas de audiovisual, comunicação e de desenho a partir do kit pedagógico “Telas da Esperança” junto às crianças da comunidade da vila da barca, periferia de Belém. 

Uma das vivências em audiovisual foi realizada para jovens das comunidades que integram o Telas em Movimento. Os vídeos minuto produzidos serão divulgados nas redes sociais do festival. 

O evento teve circuito de cineclubes, com participação do Cineclube TF, Cine Bambu, Tela Firme, Cine Guamá, Coletivo Sapato Preto, Cine Cabocla e o Cine Ribeirinho, discutindo experiências em torno do audiovisual e como o cineclubismo é uma chave central para a questão da democratização do acesso ao cinema nas periferias. 

Em parceria com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE), a equipe do Telas realizará a ação “Redes de Acolhimento: Juventude e Mercado de Trabalho” com jovens que integram a rede da instituição sobre oportunidades, empregabilidade e competências individuais criativas por meio do audiovisual. 

Outra ação realizada em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) foi a oficina sobre cuidados básicos com a voz para os comunicadores do estúdio de rádio e tv, projeto da instituição, ministrada pela fonoaudióloga Isabel Ventura e pode ser conferida nas redes sociais do festival. 

A 3ª edição do Festival Telas em Movimento foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Cultura do Pará e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, por meio do edital de Festivais Integrados. Segundo a organização do festival, as gravações estão seguindo recomendações das autoridades de saúde em virtude da pandemia da Covid-19 e contam com a participação da intérprete de Libras, Bárbara França. https://e1ca885ae481477201745b5b887d44b1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O projeto Telas em Movimento vem desde 2019 desenvolvendo trabalho nas periferias urbanas e ribeirinhas da região metropolitana de Belém. O foco é a ampliação dos debates e produção cinematográfica e artística com impacto social nas comunidades. 

Desde o início, o projeto é realizado pela Negritar Filmes e Produções em parceria com uma rede de colaboradores, cineclubistas e apoiadores que juntos tiveram um papel de cobrança de políticas públicas para as periferias. Durante a pandemia, o Telas em Movimento retomou as comunidades e realizou as ações “Telas contra a Covid” e “Telas da Esperança”, mobilizando alimentos, kits de higiene, difundindo informação acerca da Covid-19 e incentivando as crianças a imaginação criativa através de desenhos. 

Fonte: G1

Serviço

Encerramento do 3ª edição Festival de Cinema das Periferias da Amazônia – Telas em Movimento
30 de Abril, às 19h – Programação virtual de encerramento com homenagem à Leona
Site https://www.telas-emmovimento.org/ 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar