NOTÍCIASParáREGIONAL

Enem 2025 terá data diferente em Belém, Ananindeua e Marituba por causa da COP30

Mudança foi definida para evitar impactos da conferência climática na aplicação da prova; nova data ainda será divulgada pelo MEC e Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 será aplicado em data diferente nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana da capital paraense. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (9) e é resultado de uma articulação entre o Governo do Pará, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A decisão foi tomada por conta da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 — período tradicional da realização do Enem. Segundo o governo estadual, o evento causará alterações no calendário escolar, no trânsito e na segurança pública, fatores que dificultariam a logística da prova nas cidades diretamente envolvidas.

“A definição de uma nova data leva em consideração o impacto que a COP30 terá sobre a rotina das escolas e sobre o funcionamento da cidade. O objetivo é garantir condições adequadas e igualdade para todos os estudantes”, informa a nota oficial divulgada pelo governo paraense.

A nova data específica para a aplicação do Enem nessas três cidades ainda será anunciada pelo Governo Federal, por meio do MEC e do Inep. Nos demais municípios do Pará, o exame seguirá o cronograma nacional.

A nota do governo reforça que o Estado está atuando junto às autoridades federais para garantir que nenhum estudante seja prejudicado. A educação está entre os serviços essenciais que terão planejamento especial durante a conferência climática da ONU.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar