Brasileiros dominam perfil do Oscar no Instagram e colocam reel de Fernanda Torres no topo

Em uma ocasião, o ator americano Cole Sprouse, da série Riverdale, publicou no Twitter que uma das maneiras mais rápidas de arruinar a carreira de alguém seria mexer com os brasileiros. E ele realmente estava certo.
Desde que a atriz Fernanda Torres, conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles — concorrendo ao lado de nomes como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet —, os brasileiros se sentiram como se estivessem vivendo uma espécie de “clima de Copa do Mundo”, uma conquista que, vale dizer, não experimentamos há anos.
Por exemplo, bastou o crítico do jornal francês Le Monde, Jacques Mandelbaum, classificar a atuação de Fernanda Torres como “monocórdica”, para que uma onda de mobilização se espalhasse entre os internautas brasileiros no X (antigo Twitter) contra ele.
Em outro episódio, a atriz transgênero Karla Sofía Gascón, que concorre com Fernanda ao Oscar, foi alvo de uma enxurrada de ataques na web após criticar a equipe de Fernanda durante sua agenda no Brasil.
E, para completar, houve o verdadeiro “cancelamento virtual” das apresentadoras argentinas, que se viram forçadas a suspender temporariamente seus perfis nas redes sociais após zombarem da atriz brasileira.
Do Brasil para o mundo
Não há dúvidas: os brasileiros são haters poderosos, mas, quando querem, também sabem ser lovers, como uma releitura pós-moderna do “Homem Cordial” de Sérgio Buarque de Holanda.
A prova disso é que o canal TNT, ao exibir a premiação do Globo de Ouro, alcançou a maior audiência de sua história desde que começou a transmitir o evento em 2007. O canal registrou um impressionante aumento de mais de 800% na média de audiência do horário.
O que era apenas euforia rapidamente se transformou em histeria coletiva quando Fernanda Torres — a primeira brasileira a ganhar um Globo de Ouro — foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.
A partir desse momento, teve início uma verdadeira “invasão” no perfil do Oscar no Instagram.
A conta passou a publicar reels com as melhores cenas dos indicados à estatueta, incluindo um de Fernanda Torres. Já no primeiro dia, o vídeo da atriz ultrapassou 100 mil curtidas em menos de uma hora.
Atualmente, seu reel já ultrapassa 15 milhões de visualizações — um número impressionante, especialmente considerando que os vídeos dos outros concorrentes mal chegam perto. O mais próximo em engajamento é, nada menos, do que o da renomada atriz hollywoodiana Demi Moore.
É um verdadeiro Pearl Harbor digital, onde os gringos são massacrados pelos brazucas.

Nos comentários, que já somam mais de 400 mil quase todos em português, fica evidente a força da torcida pela brasileira. As mensagens vão desde emojis com a bandeira do Brasil até declarações apaixonadas de apoio à atriz.
Se os brasileiros um dia dominarão o mundo, eu não sei. Mas uma coisa é certa: o perfil The Academy, já dominaram.