Você sabia? A nascente do rio Tucunduba fica dentro de uma casa no bairro do Marco

Um dos principais rios urbanos de Belém, o Tucunduba, corta os bairros do Marco, Terra Firme e Guamá onde deságua no rio homônimo já dentro do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Por cortar áreas populosas e que cresceram de forma desordenada, o rio Tucunduba sofre com a ocupação das suas margens, poluição e despejo irregular de lixo.
Talvez muita gente se pergunte: onde fica a nascente do Tucunduba já que ele é inteiramente urbano? Apesar de estar próximo às matas da Ceasa, Utinga e Embrapa, ele não nasce nesses remanescentes florestais.
A nascente está localizada numa bela casa ajardinada na travessa Angustura, entre a avenida Almirante Barroso e a avenida João Paulo II, no bairro do Marco. Em meio a uma região altamente urbanizada, rodeada por duas das principais avenidas de Belém, nessa bela casa, está a nascente do famoso Tucunduba.



sA residência pertence ao advogado, agrimensor, pesquisador e escritor Paraguassu Éleres e foi preservada para estudos e pesquisas.

A partir da nascente na residência, o rio Tucunduba segue o fluxo por debaixo das casas até reaparecer no canal da Angustura com as margens concretadas e poluído de esgoto devido a falta de coleta e tratamento de esgoto em Belém. Problema crônico da cidade.

