BELÉMNACIONALNOTÍCIASREGIONAL

Vídeo: estudante indígena do Pará acende pira olímpica com lança de fogo arremessada de longa distância

Um vídeo de um universitário indígena arremessando uma lança de fogo para acender a pira olímpica na abertura da Superliga universitária do Pará viralizou nas redes sociais.

A cerimônia na última sexta-feira (13) aconteceu no ginásio da Escola Superior de Educação Física, em Belém. A Superliga tem a participação das seis Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará: Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Um dos momentos momentos que contagiou todos os presentes no evento, foi o lançamento da chama olímpica, aceso na ponta de uma lança, que foi arremessada pelo aluno Rogério Radiore Karajá, do curso de artes visuais da Unifesspa e acendeu a pira olímpica.

Foto: Agência Pará

Para abrir as atividades, foi realizado um jogo de futebol de salão, disputado entre um time formado por atletas quilombolas e indígenas, da Unifesspa, que venceu a partida, e outro formado por estudantes da Uepa, campus de Salvaterra. E para encerrar a programação, atletas e público contaram com show musical.

Os times das instituições irão disputar torneios regionalizados em oito polos: Guajará e Marajó Oriental, Guamá, Rio Caetés, Rio Capim, Carajás e Araguaia, Xingu e Lago de Tucuruí, Tapajós e Baixo Amazonas e Tocantins e Marajó Ocidental. Os vencedores dos torneios regionalizados, que começam agora em maio,  serão classificados para uma grande final, a ser realizada na capital do Estado, Belém.

VEJA VÍDEO:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar