A Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugura nesta quarta-feira (5) o novo trapiche da orla, batizado de Trapiche Ribeirinho. O espaço foi construído em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e o Greenpeace, que marca presença na cerimônia com o navio Rainbow Warrior, ancorado no local durante toda a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
O Rainbow Warrior será a única embarcação a permanecer no trapiche durante o evento e poderá ser visitado gratuitamente no sábado (8) e domingo (9), das 9h às 16h. A visita faz parte das atividades do Greenpeace durante a conferência, que tem como foco a defesa da Amazônia e a adoção de políticas globais de proteção climática.
Após a COP30, o novo trapiche será utilizado pelo barco elétrico Poraquê, da UFPA, destinado ao transporte de estudantes, servidores e usuários da instituição.
Enquanto isso, outro trapiche da universidade abriga a caravana Iaraçu, que reúne pesquisadores brasileiros e franceses em uma expedição científica sobre mudanças climáticas. A embarcação partiu de Manaus (AM) e percorreu cidades do Amazonas e do Pará até chegar a Belém, onde a delegação francesa participa de debates e atividades da COP30.
Conteúdo relacionado:



