COP30NOTÍCIAS

Lula vai à Colômbia antes da COP30 para reunião da Celac com União Europeia

Presidente deve participar do encontro no domingo (9) e retornar a Belém para a abertura da conferência do clima na segunda-feira (10)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Colômbia no fim de semana para participar da reunião entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na noite de terça-feira (5).

O encontro ocorrerá em Santa Marta, nos dias 9 e 10 de novembro. A expectativa é que Lula participe das discussões no domingo (9) e retorne a Belém no mesmo dia, a tempo da abertura oficial da COP30, marcada para segunda-feira (10).

Lula está em Belém desde o sábado (1º). Inicialmente, ele planejava seguir para Fernando de Noronha (PE) no fim de semana, onde participaria do lançamento de um projeto de energia solar. A viagem, no entanto, deve ser substituída pelo compromisso diplomático na Colômbia.

Antes de embarcar para o país vizinho, o presidente participará da cúpula de chefes de Estado da COP30, que ocorrerá em Belém na quinta-feira (6) e sexta-feira (7).

A Colômbia, que ocupa a presidência temporária da Celac, organiza o encontro em conjunto com a União Europeia para debater temas como transição energética, comércio e cooperação internacional. Lula também pretende incluir nas discussões a situação da Venezuela e a presença militar dos Estados Unidos na região.

Em entrevista a correspondentes estrangeiros, o presidente afirmou que o diálogo sobre segurança no continente é essencial. “Só tem sentido a reunião da Celac neste momento se a gente for discutir essa questão dos navios de guerra americanos aqui nos mares da América Latina. Eu tive a oportunidade de conversar com o presidente Trump sobre esse assunto, dizendo que a América Latina é uma zona de paz. Não precisamos de guerra aqui”, declarou.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar