BELÉMNOTÍCIAS

Sem manutenção prometida, canais alagam e se tornam criadouros de cobras e jacarés

Uma sucuri foi encontrada por moradores do bairro da Pedreira na avenida Pedro Miranda com o canal da Antônio Baena. Com as chuvas que fustigaram a cidade nesta sexta-feira, 26, à tarde, o canal transbordou trazendo a cobra além de lixo e entulho para a entrada das casas.

Inúmeros canais por Belém tiveram uma reação semelhante com as fortes chuvas e pelas redes sociais circulam fotos de muito lixo e entulho.

Promessas – As reclamações de canais transbordando vai de encontro ao que se propôs o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), nos primeiros dias de governo.

Ele sempre um grande crítico da manutenção dos canais em Belém, atacando a gestão do ex-prefeito Zenaldo Coutinho a quem culpava pelos transtornos causados pelas chuvas intensas desta época do ano.

Com tantas reclamações de canais transbordando, Edmilson está sentido na pele o quanto a questão dos canais em Belém é complexa.

Nos primeiros dias do governo ED 50, a secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim, anunciou em suas redes sociais o início da operação “Limpeza Emergencial”, que iria realizar a dragagem dos canais, retirada de entulhos, capinação, raspagem, varrição de vias e logradouros, limpeza de bueiros, dentre outras ações.

A operação visava diminuir os problemas das enchentes durante o período do inverno amazônico, tendo em vista o elevado índice de assoreamento do sistema de macrodrenagem de Belém.

A operação identificou 200 pontos críticos e 100 pontos de possíveis alagamentos e iria atingir inicialmente o sistema de macrodrenagem de Belém como Tucunduba, Una, São Joaquim e Mata Fome, Canal da Visconde e Canal do Galo, mas não conseguiu cumprir o prometido.

Veja algumas situações que mostram que o problema dos canais de Belém não é tão simples assim.

Cobra – Na sexta-feira, 26, uma cobra foi encontrada pelos moradores, na avenida Pedro Miranda com Antônio Baena, onde tem um canal. Após a informação de que o réptil estava no local, uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental foi até o endereço informado e confirmou a ocorrência.

O animal, que media 3,10 metros, foi resgatado e levado para Refúgio de Vida Silvestre (REVIS), na Região Metropolitana de Belém. A sucuri foi solta no habitat natural.

A sucuri encontrada nesta sexta-feira, na avenida Pedro Miranda

Curió – Também na tarde desta sexta-feira, 26, no Curió-Utinga, na passagem Novo Horizonte, com 20 minutos de chuva, a situação era essa aqui:

Domingos Marreiros – Desta sexta-feira, 26, também na rua Domingos Marreiros com a 3 de Maio, com 30 minutos de chuva.

Veja o vídeo:

Fiscal do lixo – Um perfil no Twitter, chamado Fiscal do Lixo, mostra pontos de Belém que estão cheios de lixo. Diz a postagem “Este post é um apelo à Sesan [Secretaria Municipal de Saneamento] para que elimine este ponto de lixo, na avenida Fernando Guilhon, no bairro do Jurunas.

O ponto já conta com 50 dias na atual gestão e segue sem fiscalização”.

Ponto de lixo, na avenida Fernando Guilhon, no bairro do Jurunas

Veja o vídeo do lixo nessa rua:

Moto caiu em canal – Um homem caiu com a moto dele no canal da Mundurucus, em Belém, na manhã de quarta-feira, 24. O condutor tentava passar com o veículo por uma ponte, conhecida como ‘ponte da Francisco’, que está caindo aos pedaços.

Não conseguiu e acabou tendo um grande prejuízo. Populares ajudaram a tirar a moto do canal.

Veja reportagem aqui: Motocicleta cai em canal da rua dos Mundurucus

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar