O rádio paraense está de luto. O radialista Costa Filho, conhecido como “O Diplomata do Rádio”, faleceu nesta quinta-feira, 7, vítima de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Depois de adoecer, Costa foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia no dia 27 de abril, mas não resistiu às complicações da doença. Ele tinha 81 anos de idade.
Antônio Maria Zacarias Costa Filho começou no rádio ainda na década de 1950. Ele ainda estava cursando o ensino médio quando foi selecionado para trabalhar na Rádio Clube do Pará, em um estágio. Muito solicitado na rádio, Costa Filho começou a faltar às aulas. Depois que seu pai descobriu o que estava acontecendo, proibiu o jovem radialista de permanecer no estágio. Mesmo contrariado, Costa Filho deixou o estágio para concluir seus estudos.
Já início dos anos 60, Costa Filho voltou ao rádio, dessa vez para trabalhar na rádio Marajoara. Sua primeira função na rádio foi como locutor comercial, lendo textos e anúncios e também trabalhando na área de jornalismo. Um grande destaque da época era o “Grande Jornal Marajoara”.
Em 1966, Costa Filho entrou para a rádio Liberal AM, e depois de um ano começou a apresentar o programa “Costa Filho Show”, que ficou por de mais de 40 anos no rádio. Inicialmente o programa se chamava Clube da Juventude, mas com a popularidade do apresentador, o programa foi reformulado e passou a se chamar “Costa Filho Show”.
Costa Filho continuou apresentando o seu programa “Costa Filho Show”, pela rádio Liberal, mesmo durante os anos em que foi deputado. O último trabalho dele foi nas manhãs da rádio Marajoara AM.
Outra atividade de Costa Filho foi a publicidade. Com longos anos de carreira radiofônica, ele usou o veículo também como meio para divulgar marcas e produtos por meio do trabalho da agência dele, a Costa Filho Publicidade.



