
Os Ministérios do Turismo e da Educação firmaram um protocolo de intenção com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) que garante 15% de desconto na hospedagem de professores em todo o Brasil em fevereiro deste ano. O benefício é válido para docentes da rede pública e privada, desde que a reserva seja feita diretamente com hotéis vinculados à entidade.
A ação abrange hospedagens em apartamento duplo com café da manhã e poderá ser utilizada em qualquer período, incluindo alta e baixa temporada. A concessão está sujeita à disponibilidade dos quartos nos estabelecimentos participantes.
Para utilizar o desconto, o professor precisa apresentar documento que comprove o vínculo profissional no momento da reserva, como contracheque ou carteira funcional. As reservas podem ser feitas até 31 de dezembro de 2025, com possibilidade de estadia entre 1º de março de 2024 e 31 de março de 2026.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a medida busca ampliar a circulação de professores em destinos nacionais e incentivar o setor de turismo e melhorar a bagagem dos profissionais de educação em sala de aula.
“Fazer com que docentes viajem pelo Brasil também contribui para o fortalecimento do turismo interno”, afirmou.
De acordo com Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, cerca de 1.000 hotéis já aderiram ao programa. Ele avalia que a iniciativa amplia a integração entre diferentes setores da economia e pode atrair mais profissionais da educação para o setor turístico.
A parceria entre governo federal e setor hoteleiro tem como objetivo ampliar o acesso ao turismo entre trabalhadores da educação e movimentar a economia em diversos estados brasileiros.
Conteúdo relacionado: