REGIONAL

Polícia Federal faz operação contra exploração ilegal de madeira em municípios do Pará

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Carranca”, na manhã desta quarta-feira, 29, para investigar a exploração ilegal de madeira em seis municípios do Pará: Brasil Novo, Medicilândia, Altamira, Belém, Novo Repartimento e Uruará.

Pelas investigações, iniciadas em 2016, servidores públicos estariam participando de esquemas de fraudes em guias florestais. A organização criminosa, que participa da devastação das florestas, tem ramificações em todas as etapas da cadeia produtiva.

Mandados – Há diversas medidas cautelares, sendo cumpridas na operação, sendo 14 mandados de medidas cautelares diversas da prisão, sete mandados de afastamento do emprego ou função pública, quatro mandados de suspensão da atividade de natureza econômica, sete mandados de sequestro de bens e 25 mandados de busca e apreensão. Foi empregado um efetivo de mais de 100 policiais federais.

Tudo começou com denúncias de extração ilegal de madeira em Brasil Novo. As denúncias se provaram verdadeiras e o grupo criminoso foi identificado, com quatro diferentes núcleos de atuação. Toda as etapas da indústria madeireira – extração, serragem, falsificação de documentos, fiscalização, transporte e compra da madeira – tinham alguma intervenção da organização.

Crimes – Os crimes investigados são: exploração econômica de floresta nativa em terra de domínio público; falsidade ideológica; fornecimento de nota fiscal em desacordo com a legislação; integrar ou financiar organização criminosa; recebimento de madeira para fins comerciais sem exigir a exibição da licença; associação criminosa; corrupção passiva; prevaricação; peculato; violação de sigilo funcional; e concussão.

“O nome da operação se refere a um tipo de escultura robusta produzida em madeira, que afasta maus espíritos. A operação “Carranca” busca afastar os maus que devastam a floresta amazônica brasileira”, informa a PF, em nota.

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar