CRIMENOTÍCIAS

Pará é alvo na ‘maior operação do ano’ da Polícia Federal contra o tráfico de drogas

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira, 23, a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros. O Pará é um dos estados onde ocorre a operação e o alvo é o município de Santarém.

Além do Pará, os agentes cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.

R$ 400 milhões – Dando sequência ao cumprimento da diretriz de desarticulação patrimonial do crime organizado, estão sendo sequestrados aproximadamente R$ 400 milhões de reais em bens do narcotráfico, entre eles, aeronaves, imóveis e veículos de luxo, havendo a expectativa de que novos bens sejam identificados após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

Batizada de “Enterprise”, a operação é considerada a maior em apreensão de cocaína, em razão das apreensões de 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África. O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

Participam da operação nesta segunda-feira 670 Policiais Federais e mais 30 servidores da Receita Federal As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba (PR). Em continuidade às ações de cooperação internacional, foram expedidas, ainda, difusões vermelhas na Interpol para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países.

Fonte: Roma News

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar