Carreata do Círio de Nossa Senhora da Conceição dura quatro horas e atrai devotos às ruas de Santarém
A madrugada foi chuvosa, mas na manhã de domingo, 22, do Círio de Nossa Senhora da Conceição de 2020, a chuva deu uma trégua e deixou, mesmo com a alteração do trajeto e com uma forma diferente de ser realizado, a imagem seguiu em carreata por diversos bairros de Santarém.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, foi necessário transformar o Círio da Conceição em carreata para que não levasse multidão de fiéis às ruas. O arcebispo Dom Irineu Roman recomendou que as normas para evitar a contaminação da Covid-19 fossem seguidas.
“Estou muito feliz em prestigiar pela primeira vez esta linda festa, mesmo que de forma diferente, eu pude perceber que o povo tem muita fé, muita devoção”, destacou o arcebispo.
A carreata saiu da igreja Cristo Redentor, no Residencial Salvação, pela primeira vez a procissão saiu de um bairro da periferia da cidade. O trajeto também contemplou os bairros da grande área do Santarenzinho. A procissão levou cerca de 4 horas para chegar no elevado da praça da Matriz.
Fiéis – Mesmo com as recomendações, os fiéis não deixaram de prestigiar o Círio da padroeira do Tapajós, de todas as formas foram possíveis ver participações. Além de ter fiéis acompanhando a carreata, houve aquelas famílias que optaram, exclusivamente neste ano, por ficarem em frente de suas casas com forma de participarem do Círio. Houve também quem foi caminhando ou de bicicleta. Foi o que fez uma grupo de ciclistas.
“Um grupo de atletas que surgiu neste ano de 2020, durante caminhadas e orações de terço. Depois nós pensamos no pedal. Desta forma envolvemos a fé e a nossa atividade. Pedimos a Nossa Senhora da Conceição que nos proteja nesta carreata e também em toda nossa trajetória de atleta”, contou atleta Derlandia Raniere.
O corda foi levada em um carro durante a procissão, mas tradicionalmente ela é conduzida pelos cordeiros, que este ano estiveram em oração na madrugada de sábado pra domingo, mas quando amanheceu, um pequeno grupo decidiu seguir caminhando até chegar na Catedral Metropolitana.
A romaria passou pela igreja São João Batista, igreja Sagrada Família, igreja São José Operário, igreja de Santana, igreja do Santíssimo. Fazendo assim, seu trajeto por diversos bairros. Até chegar na elevado da Praça da Matriz, onde também tiveram fiéis à espera dela.
A festividade segue até o dia 8 de dezembro, dia consagrado à Nossa Senhora da Conceição.
Fonte: O Estado Net