NOTÍCIASSAÚDE

Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29), em Minas Gerais, a 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil.

Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 41 anos, com imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer (linfoma), que levaram ao agravamento do quadro”, informou em nota o Ministério da Saúde. O homem estava internado em um hospital público em Belo Horizonte. “A causa de óbito foi choque séptico, agravada pela monkeypox [varíola dos macacos].”

Foi o primeiro óbito registrado fora do continente africano. Em 20 de julho, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que 5 pessoas haviam morrido em decorrência da doença, todas em países da África.

Segundo a pasta, até a noite de quinta-feira (28) o Brasil registrou 1.066 casos de varíola dos macacos. São Paulo e Rio de Janeiro são os Estados com mais contaminados pela doença até o momento, com 823 e 124, respectivamente.

Em São Paulo, SMS (Secretaria Municipal da Saúde) da capital informou ter registrado 3 casos em crianças. Segundo o órgão, todas estão sendo monitoradas e não há sinais de agravamento da doença.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar