INTERNACIONALNOTÍCIAS

Líder da Al Qaeda é morto pelos EUA em um ataque com drone

Os Estados Unidos anunciaram na segunda-feira 1º, a morte do líder da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, em um ataque de drone no Afeganistão.

“Foi organizado de maneira meticulosa para que apenas atingisse o alvo”, disse o presidente Joe Biden, acrescentando que nenhum civil “ou pessoa inocente” foram atingidos, ao anunciar a operação.

“Nunca mais iremos permitir que o Afeganistão seja um porto seguro para o terrorismo. Queremos deixar claro que sempre cumpriremos nossas promessas”, adicionou.

A autorização para o ataque com drones foi dada pelo próprio chefe do Executivo após informações mostrarem que al-Zawahiri estava em Cabul, capital do Afeganistão, e que o cenário era propício, conforme explicou.

De acordo com a Casa Branca, “um ataque aéreo sob medida” usando dois mísseis Hellfire foi realizado na noite de sábado, 30 de julho. A operação não tripulada, autorizada por Biden depois de semanas de reuniões com seu gabinete e conselheiros-chave, atingiu o esconderijo onde vivia o terrorista.

Zawahiri, que acabou de completar 71 anos, permaneceu como um símbolo internacional do grupo após a morte de Osama bin Laden. O alvo da operação chegou a atuar como médico pessoal de Bin Laden, morto há 11 anos pelos Estados Unidos.

O Departamento de Estado dos EUA havia oferecido uma recompensa de até US$ 25 milhões, cerca de R$ 130 milhões, por informações que levassem diretamente à captura de Zawahiri.

Fonte: Revista Oeste

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar