AnanindeuaBELÉMNOTÍCIASSAÚDE

Varíola dos macacos tem o primeiro caso confirmado em Belém

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou, nesta terça-feira, 2, o primeiro caso de monkeypox, varíola dos macacos, no estado do Pará. O caso foi registrado em uma pessoa do sexo masculino, de 27 anos, que buscou atendimento em uma UPA de Ananindeua. O paciente é residente de Belém e tem histórico de viagem recente por São Paulo e Rio de Janeiro. 

“O homem está em isolamento domiciliar assim como seus contatos, sendo monitorado pela equipe de vigilância do município de Ananindeua. A Sespa ressalta que não há evidências de transmissão comunitária da doença no Estado”, diz a nota da Sespa.

Até a manhã desta terça-feira, 2, só havia suspeitas. Veja aqui: Três casos suspeitos de varíola dos macacos estão em análise no Pará

O Ministério da Saúde faz recomendações: Ministério da Saúde recomenda que grávidas e lactantes usem máscaras diante do surto da varíola dos macacos

O Ministério da Saúde confirmou, na sexta-feira, 29, a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. Trata-se de um paciente homem, de 41 anos, que tinha comorbidades e era imunossuprimido. O caso aconteceu em Uberlândia (MG).

De acordo com o Ministério da Saúde, a principal forma de proteção é evitar contato direto com pessoas contaminadas. Como a principal forma de transmissão seja através do contato pele/pele, pessoal, ou através do contato com objetos pessoais de um paciente que está infectado, é importante não ter nenhum contato físico.

O ministério recomenda também que, ao aparecer quaisquer sinais ou sintomas como febre alta e súbita, dor de cabeça, aparecimento de gânglios, o paciente procure um médico na unidade básica de saúde para que sejam feitos os exames e demais análises necessárias, assim como fazer o diagnóstico, condução clínica e tratamento necessários.

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar