CORONA VÍRUSNACIONALNOTÍCIAS

Hospital das Clínicas de SP inicia vacinação contra Covid e pretende imunizar mil funcionários nesta segunda

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP pretende vacinar mil profissionais de saúde contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 18.

Uma megaoperação começou no hospital para imunizar cerca de 30 mil trabalhadores do local. No estado de São Paulo, a vacinação começou no HC no domingo, 17, com 112 pessoas.

Os postos de atendimento aos funcionários devem trabalhar por 12 horas, das 7h às 19h.

Vacinação – Nesta segunda-feira, 18, a primeira dose da vacina CoronaVac foi aplicada na enfermeira Juliana Campana, às 7h28 no HC.

“Não percam a esperança. A gente tem que manter os mesmos cuidados que nós já estávamos tendo. Distanciamento, evitar as saídas desnecessárias o momento ainda é muito critico”, disse ela depois de ser imunizada.

“É uma emoção indescritível o dia de hoje. Não só para mim, mas para todos que estão aqui. Somos da linha de frente, [a vacinação] é esperança do fim desse pavor, desse medo que vem nos assombrando há quase um ano. Estou aqui para conscientizar a todos da importância da vacinação. Todos devem ser vacinados. E temos que lembrar que a gente não deve abrir mão das precauções que a gente já vem mantendo. Não é porque a vacina chegou que a gente pode relaxar [nos cuidados].”

A diretora clínica do complexo hospitalar do HC, Heloísa Bonfat, disse que cerca de 28 mil profissionais estão na linha de frente da assistência.

“Serão esses os vacinados. Hoje, nós temos o piloto com os voluntários. Nós temos mil postos de voluntários nos dias planejados e essas pessoas que estão trabalhando nesses postos é que serão vacinadas. Esse é o número que nós pretendemos vacinar hoje. Nos outros dias, devemos chegar a sete ou oito mil pessoas por dia em 12 horas de trabalho.”

De acordo com a diretora, a vacinação será feita em ordem alfabética e os agendamentos ocorrerão a cada 30 minutos.

A segunda dose deve ser aplicada 21 dias após a primeira. A campanha iniciada nesta segunda é um piloto e somente alguns profissionais serão vacinados.

A vacinação começou no domingo, 17, no Hospital das Clínicas, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina contra a Covid-19. Segundo o governo estadual, 112 profissionais foram imunizados neste primeiro dia.

“Vamos começar com os Hospitais da Clínicas de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas (da Unicamp), Botucatu (da UNESP), Marília (FAMEMA) e Hospital de Base de São José do Rio Preto. E, na sequência, todos os hospitais públicos e privados”, disse o governador João Doria.

Em seguida, as vacinas e insumos também serão enviados para as prefeituras do estado, “com recomendação de prioridade a profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia”.

Fonte: G1

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar