DENÚNCIANOTÍCIASREGIONAL

Homem vive há 20 anos com ratos

Por Franssinete Florenzano

O senhor Gerson Ribeiro Furtado, de 73 anos, há vinte anos vive sozinho neste barraco imundo de um só cômodo, sem a mínima higiene, construído em cima de uma calçada da travessa Paulo Nogueira, no bairro da Matinha, em Cametá (PA), região do Baixo Tocantins.

Veja o vídeo:

https://www.facebook.com/100000161626952/videos/pcb.4232809516734394/4232809070067772

Em condições subumanas, em meio a ratos enormes, que dividem com ele o parco alimento que a vizinhança compadecida leva, o pobre homem sequer fala, apenas grunhe algo ininteligível, e não enxerga mais, provavelmente em consequência de tanto tempo relegado a tal brutalidade. 

É inconcebível que em pleno século XXI uma pessoa seja submetida a tamanha violação dos mais básicos direitos humanos. E que tal degradação – física, mental, moral e social – tenha sido ignorada pelos sucessivos prefeitos, Ministério Público e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais cujas atribuições são prestar assistência social e à saúde.

Impossível medir o sofrimento atroz dessa vítima de criminoso descaso, do abandono, da omissão e da prevaricação de todos quantos souberam da situação desse ser humano ao qual foram negados todos os direitos constitucionais e insculpidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. 

O prefeito Victor Cassiano era diretor do Hospital Regional de Cametá antes de se eleger. É um jovem de 28 anos, empresário e com formação de nível superior. Disputou vaga de vereador no município em 2016 e em 2018 se candidatou a deputado estadual. Mas está agindo igual ao ex-prefeito Waldoli Valente, que exerceu o cargo trocentas vezes e jamais se importou com esse fato tenebroso.

Leiam a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Cametá, na qual admite saber que o Sr. Gerson está em situação de rua abaixo da linha da miséria, que não presta assistência a ele por questões meramente burocráticas – suplantando qualquer resquício de humanidade – e que, vejam só, já encaminhou a questão ao Ministério Público. 
Indignação e revolta é pouco.

Nota publicada na página da Prefeitura de Cametá no Facebook

Resgatem imediatamente esse senhor! É obrigação de todos, e não favor, e não está circunscrito a “competências”!

O caso foi divulgado originalmente pelo blogueiro Leosam Arnoud, que me encaminhou fotos, relatos em texto, áudio e o vídeo.

Fonte: blog Uruá Tapera (de Franssinete Florenzano)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar