BELÉMCRIMENOTÍCIAS

Homem é indiciado por caça de animal silvestre em Belém

O homem que aparece em um vídeo, capturando um macaco, em Belém, no bairro da Marambaia, foi preso na manhã de sexta-feira, 9.

O acusado teria capturado o animal na mata da Marinha, no bairro da Marambaia. Ele foi identificado como Alex dos Santos Dutra. Na sede da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), o homem disse que frequentava o local para esperar as chamadas do aplicativo do qual ele presta serviço. E, inclusive, costumava a alimentar os animais, mas que na companhia de alguns amigos resolveu capturar o macaco, que foi solto logo em seguida.

Alex Dutra assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e será investigado na Lei de Crimes Ambientais, que trata sobre maus-tratos e caça animal. Ele não ficou detido.

A Demapa, sob o comando do delegado Waldir Freire, autuou na sexta-feira, 9, Alex dos Santos Dutra acusado de caçar um macaco da espécie Saimiri Sciureus. O crime aconteceu na manhã da última quarta-feira, 7, em Belém.

Após o conhecimento do fato, a Polícia Civil foi acionada para apuração do caso. O animal foi capturado e preso em uma caixa de isopor por dois suspeitos. A ação registrada em vídeo repercutiu em grupos de aplicativo. Após intensa investigação dos agentes da Divisão, o indivíduo foi identificado e localizado no bairro do Bengui, onde foi intimado a se apresentar na sede da Demapa.

Punição – O crime praticado contra animais está previsto na Lei 9.605, art. 29 o qual prevê pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa para quem matar, caçar, perseguir animais silvestres, nativos ou em rota migratória, sem a devida autorização.

A pena é aumentada na metade, se o crime for praticado contra espécie rara ou ameaçada de extinção e em período proibido à caça.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar