NOTÍCIASSAÚDE

Estados Unidos entram em alerta por causa de doença rara provocado por vírus em macaco

O mundo de novo entra em alerta por causa da varíola. Dessa vez não é aquela provocada pelo vírus encontrados em vacas (e que foi responsável pela invenção das vacinas como conhecemos hoje), mas sim de outra infecção rara provocada por um vírus encontrados em macacos.

Nos Estados Unidos, pelo menos 27 estados estão em alertas monitorando possíveis infecções´do que os especialistas chamam de “varíola de macacos”. O temor é que as pessoas possam ter tido contato com um homem do Texas, que levou a doença da Nigéria para os EUA, no início de julho.

Antes de chegar a sua casa, em Dallas, o homem fez ainda uma conexão no aeroporto de Atlanta, no estado da Geórgia. As autoridades americanas monitoram com preocupação os passageiros que estavam a bordo do mesmo voo do homem infectado com o vírus.

Um porta-voz do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disse que estava “trabalhando com departamentos de Saúde locais e estaduais para fazer o acompanhamento de indivíduos que podem ter sido expostos à varíola dos macacos”.

Esta é uma doença viral rara da mesma família da varíola, mas a boa notícia é que ela é muito menos grave. Ela ocorre sobretudo em partes remotas de países da África.

Entre os sintomas estão febre, dores de cabeça, inchaços, dores nas costas, dor muscular e uma apatia geral. Assim que a febre cede, podem aparecer erupções na pele que, em geral, começam no rosto e espalham-se para outras partes do corpo mais comumente as palmas das mãos e as solas dos pés.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar