CORONA VÍRUS

Estados do Pará e Amapá ocupam primeiro lugar na redução de novos óbitos por Covid-19

Belém (PA) – O Pará e Amapá empatam em primeiro lugar no ranking das 15 unidades federativas que apresentaram redução no número de novos mortes por Covid-19, com -71%. O Estado ocupava o terceiro lugar entre dez estados brasileiros que estão apresentando redução de novos casos, com -26%, na última semana. Os dados constam no segundo balanço epidemiológico apresentado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira, 5.

Ainda segundo o balanço do Governo Federal, o número de novos óbitos pela Covid-19 na 31ª semana epidemiológica (última semana de julho) foi de 7.114 – redução de 7% na comparação com a semana anterior (7.677) -, mesmo após o recorde de mortes do dia 29 de julho, que registrou 1.595 casos. É a primeira vez, desde o final de junho, que o número semanal de óbitos cai no País, segundo o balanço.

“O Brasil, que vinha durante cinco ou semanas epidemiológicas em um número estável, embora muito alto, teve uma queda entre a 30ª e a 31ª semana epidemiológica”, afirma secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

Com isso, na comparação mundial, os Estados Unidos, que chegaram a experimentar forte queda no número de mortes pela doença, voltaram a registrar números crescentes e ultrapassaram o Brasil na última semana, em número de óbitos, com 7.768 novos casos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Apesar da redução, o Brasil está há mais de dois meses em um patamar acima de sete mil mortes por semana, em decorrência da Covid-19. Ao todo, já são 97,2 mil óbitos e o total de 2,85 milhões de infecções registradas no País, desde o início da pandemia, em março deste ano.

Redução – De acordo com o Ministério da Saúde, a Covid-19 segue se desenvolvendo de forma diferente em cada estado. O número de novos casos da doença vem apresentando redução em dez unidades da federação: Rio de Janeiro (-48%), Rondônia (-39%), Pará (-26%), Roraima (-17%), Bahia (-14%), Acre (-13%), Paraíba (-12%), Amapá (-9%), Rio Grande do Sul (-8%) e Mato Grosso do Sul (-6%).

Ocorrências – Há oito estados onde o número de novos casos apresenta resultado estável: Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Ceará. Já em outros oito estados, houve aumento no número de casos: Santa Catarina (39%), Rio Grande do Norte (33%), Sergipe (22%), Alagoas (21%), Tocantins (19%), Espírito Santo (12%), São Paulo (8%) e Maranhão (7%).

Queda em óbitos – A maioria dos estados brasileiros apresentou redução no número de novos óbitos por covid-19 na última semana. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, houve queda de óbitos no Pará (-71%), Amapá (-71%), Rondônia (-43%), Maranhão (-40%), Ceará (-27%), Sergipe(-24%), Paraíba (-20%), Pernambuco (-20%), Rio de Janeiro (-16%), Amazonas (-16%), Piauí (-13%), Alagoas (-10%), Roraima (-9%), São Paulo (-8%) e Paraná (-7%).

Em Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo, o número de novos óbitos, na última semana, permaneceu em situação estável na comparação com a semana anterior. Já o aumento do registro de novas mortes foi verificado em oito Unidades da Federação: Rio Grande do Norte (107%), Acre (100%), Mato Grosso do Sul (28%), Santa Catarina (26%) e Rio Grande do Sul (21%), Mato Grosso (8%) e Bahia (9%).

Fonte: O Liberal

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar