CRIMEDENÚNCIANACIONALNOTÍCIANOTÍCIAS

Embarcação semissubmersível do tráfico é apreendida no Pará com apoio de IA e reconhecimento aéreo

Ação da PF com FAB, Marinha e forças internacionais intercepta estrutura usada para levar cocaína da Amazônia à Europa

Uma operação integrada da Polícia Federal com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha resultou, no sábado (31), na apreensão de uma embarcação semissubmersível na região da Ilha do Marajó, no Pará. O equipamento seria usado para transportar cocaína da Amazônia para a Europa e representa um novo método adotado por organizações criminosas no tráfico internacional de drogas.

A ação, considerada inédita no país, foi impulsionada por dados obtidos durante uma investigação que já havia resultado na apreensão de uma embarcação semelhante em Portugal, em março deste ano. Segundo a PF, ambas as estruturas foram fabricadas na mesma área do Pará e fazem parte de um esquema de tráfico transatlântico.

A localização do equipamento foi possível graças ao uso de inteligência artificial, imagens de satélite de alta resolução e sensores embarcados em aeronaves R-99 da FAB, capazes de detectar movimentações fluviais suspeitas. O reconhecimento aeroespacial identificou galpões camuflados e padrões logísticos anômalos em rotas estratégicas da região amazônica.

A operação contou com apoio da Polícia Nacional da Espanha, da Polícia Judiciária de Portugal e da agência norte-americana DEA. A cooperação internacional foi decisiva para o cruzamento de informações e o monitoramento dos envolvidos.

Segundo as autoridades, a apreensão demonstra como os grupos criminosos têm buscado rotas e tecnologias alternativas para evitar o cerco das autoridades. O uso de embarcações semissubmersíveis mostra o nível de sofisticação das ações do narcotráfico e a necessidade de integração entre as forças nacionais e internacionais no combate ao crime.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar