BELÉMNOTÍCIAS

Belém 406 anos: casa de madeira resiste em meio a prédios de luxo no Umarizal

Belém é feita de contraste como toda grande metrópole. Como uma cidade que vai mudando e sofrendo mutações, resquícios de outras épocas ainda vão ficando.

Basta olhar o contraste arquitetônico entre o Centro Histórico e as partes modernas onde a todo momento surgem edifícios. Ou das ilhas do outro lado da baía do Guajará, com vegetação densa e habitadas por ribeirinhos em contraste com o barulho das buzinas no centro da cidade, com seu trânsito pesado, movimentação intensa de pedestres e carros.

Esses resquícios dizem sobre histórias, história da cidade e sobre pessoas. É o caso da casinha de madeira espremida em meio a edifícios de luxo no bairro do Umarizal.

Ela conta a história da origem do bairro, dos igarapés, da gente simples que por ali habitavam antes da expansão imobiliário chegar por lá.

Também diz sobre história da família ou das famílias que habitaram aquela casinha de madeira, as memórias, as lembranças, o valor ao simples, entre tantas coisas. O que eles não viram e ouviram daquelas janelas? A rua batida, as crianças brincando, o barulho da cigarra avisando que a noite chegou, a modernidade, o asfalto, o trânsito, os primeiros edifícios chegando.

A casa em questão fica na Rua Antônio Barreto, entre Alcindo Cacela e 9 de janeiro.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar