CORONA VÍRUSNOTÍCIAS

Agente de saúde é a primeira quilombola do Pará a receber dose de vacina contra a Covid-19

A agente comunitária de saúde Raimunda Nonata, de 70 anos, foi a primeira quilombola paraense a receber a vacina contra a Covid-19 na última terça-feira, 19. Ela vive na comunidade do Marajupema, na zona rural de Cachoeira do Piriá, no nordeste do estado do Pará. Apesar da situação de vulnerabilidade, os quilombolas não fazem parte do grupo prioritário de vacinação do Governo do Pará.

“Foi tudo normal. Isso é necessário para se proteger. Além disso, precisamos dar o exemplo, para que os outros também possam se cuidar”, disse Raimunda.

Luz de velas – No local onde vive a quilombola não há energia elétrica. A vacinação foi feita a noite, à luz de velas, por agentes de saúde do município.

Apesar de os quilombolas pertencerem a um grupo vulnerável da Covid-19, Raimunda Nonata só foi vacinada porque é profissional de saúde. Os demais quilombolas do estado não fazem parte do plano de vacinação do Governo do Pará, inicialmente. Apenas profissionais de saúde, idosos institucionalizados e indígenas aldeados estão na primeira etapa de vacinação.

Na última segunda-feira, 18, o Governo do Pará recebeu 173 mil doses de vacina contra a Covid-19. Dessas, 48.680 são exclusivas para a imunização de povos indígenas. No entanto, nada ainda foi destinado aos quilombolas.

De acordo com o instituto Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), o Pará tem 528 comunidades quilombolas. São cerca de 400 mil de pessoas que têm enfrentado a pandemia em meio ao descaso do poder público. O acompanhamento da pandemia é feito mediante esforço dos próprios quilombolas. O Ministério Público não dispõe de levantamento oficial sobre o avanço da doença nas comunidades.

Algumas comunidades buscam adotar barreiras sanitárias na tentativa de conter a proliferação do vírus, mas enfrentam dificuldade, já que algumas prefeituras proíbem o bloqueio de acesso aos quilombos.

Fonte: G1 Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar