BELÉMCOP30NOTÍCIASPará

Afinal, quem influenciou a vinda de Coldplay para Belém?

Anúncio da vinda da banda inglesa à capital paraense provoca reações emocionadas

Logo após o anúncio da possível vinda da banda inglesa Coldplay para Belém, o êxtase tomou conta dos fãs paraenses. Afinal, Belém recebe poucos shows internacionais, e não é todo dia que uma das maiores bandas de rock da atualidade inclui uma cidade brasileira fora do eixo Rio-São Paulo em sua turnê.

Entre as reações, destacou-se um vídeo gravado pela cantora de tecnobrega Rebeca Lindsay, que se dirigiu diretamente ao governador Helder Barbalho. Em tom irônico, Rebeca publicou o vídeo em seu perfil no Instagram, onde afirmou que Helder não tinha o direito de brincar com suas emoções e que agora não conseguiria mais viver diante dessa expectativa. “E agora, Helder Barbalho, como assim? Não vou conseguir viver até lá, como é que vou conseguir me alimentar, trabalhar depois de uma notícia dessas? Você tem ideia da importância estratosférica de ter o Coldplay em Belém do Pará? Governador, você pegou pesado demais”, disse a cantora, atribuindo, de forma exagerada, o mérito da vinda da banda ao governador.

No entanto, a possível vinda da banda a Belém não deve ser creditada ao governador do Pará, como Rebeca Lindsay ou outros influenciadores bajuladores possam acreditar.

Lula, Janja e Coldplay

Em junho de 2023, a primeira-dama Janja da Silva gravou um vídeo em Belém para o vocalista do Coldplay, Chris Martin. No vídeo, Janja relembra Martin do compromisso firmado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de se apresentar na conferência internacional do clima caso o Brasil fosse confirmado como sede.

O evento, que ocorrerá em novembro de 2025, ainda não havia sido confirmado pela ONU na época.

“A gente vai estar esperando por vocês aqui. O Brasil vai ficar muito feliz de sediar esse evento, vai ser lindo. Vocês vão poder conhecer a Amazônia e a população que mora aqui de pertinho. A gente vai estar esperando vocês. Grande beijo”, disse Janja.

A relação de Janja e do presidente Lula com a banda inglesa é próxima, especialmente em temas ambientais. Em março de 2023, o casal encontrou-se com Chris Martin e representantes da ONG Global Citizen. Na ocasião, Lula recebeu um violão autografado pelos integrantes da banda. Segundo postagens nas redes sociais do presidente, eles discutiram sobre meio ambiente, proteção da Amazônia, combate à fome e sustentabilidade.

Mais tarde, em junho daquele ano, Lula foi convidado a discursar no Festival Power Our Planet, promovido pela Global Citizen e realizado no Campo de Marte, em Paris, na França. O convite partiu do próprio Chris Martin. Em seu discurso, Lula afirmou que os países ricos precisam pagar sua “dívida histórica” por poluírem o planeta. Diante de uma plateia internacional, o presidente elogiou a matriz energética brasileira por ser altamente renovável e convidou o público a conhecer a Amazônia durante a COP30, que será realizada em Belém, em 2025.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar