INTERNACIONALNOTÍCIAS

Índia passará China e se tornará o país mais populoso do mundo

A Índia está prestes a se tornar o país mais populoso do mundo, superando a China, de acordo com projeção da ONU (Organização das Nações Unidas). A previsão é de que a Índia atinja a marca de 1,425 bilhão de habitantes até o final deste mês, ultrapassando a China, que atingiu o pico populacional de 1,426 bilhão em 2022 e, desde então, apresentou queda.

Os dois países tinham taxas de fertilidade similares em 1971, com quase 6 nascimentos por mulher, mas a China caiu para menos de 3 filhos no fim da década. Já no ano passado, a China tinha um dos níveis mais baixos de fertilidade do mundo, com apenas 1,2 nascimentos por mulher. Enquanto isso, a Índia tem um índice de 2,0 nascimentos por mulher.

Durante a segunda metade do século XX, ambos os países implementaram políticas para conter o rápido crescimento populacional através do controle da fertilidade. No entanto, a Índia deve ter um crescimento populacional mais rápido nas próximas décadas, já que projeta-se que o número de adultos em idade produtiva continue aumentando tanto em número quanto em proporção da população total até meados do século, oferecendo oportunidades para o crescimento econômico.

Enquanto isso, a China deve ter um crescimento mais lento da população acima de 65 anos, o que pode limitar o crescimento econômico do país nas próximas décadas. A ONU aponta que a porcentagem da população entre 25 e 64 anos na China atingirá o pico nos próximos anos, fechando a janela de oportunidade criada pela mudança na distribuição etária.

A mudança demográfica tem implicações importantes para a economia global e para os próprios países. A Índia precisará enfrentar desafios significativos para fornecer empregos, habitação e infraestrutura para sua crescente população, enquanto a China terá que lidar com a diminuição da força de trabalho e os custos associados ao envelhecimento da população.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar