NOTÍCIASREGIONAL

Você sabia? Área territorial de Altamira é maior que 10 estados e o DF

O município de Altamira, na região do Xingu paraense, ostenta atualmente o título de maior município do Brasil em extensão territorial, com pouco mais de 159 mil km².

Para se ter uma ideia do gigantismo de Altamira, o distrito de Castelo dos Sonhos fica a cerca de 1000 km de distância da sede, o que impõe uma série de desafios a gestão do município.

Altamira é maior que 10 estados brasileiros e o Distrito Federal: Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Com imensas áreas de reservas ambientais e indígenas, Altamira concentra a maior parte do seu território ainda com florestas primárias localizadas entre o sudoeste e sudeste paraense, localizada na chamada terra do meio, região cobiçada por madeireiros e garimpeiros.

O município, porém, vem aparecendo no topo da lista de desmatamento, principalmente no eixo próximo a BR-163, região de expansão agrícola.

Emancipação de Castelo dos Sonhos – Já existe um projeto para a emancipação política e administrativa do Distrito de Castelo dos Sonhos. O projeto tramita pela Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) e, no final de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará aprovou a realização do plebiscito que deixará a cargo da população de Altamira decidir sobre desmembramento.

Caso seja favorável, Castelo dos Santos deve abocanhar boa parte do atual território de Altamira.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar