Há 1 ano que estamos denunciando o crime ambiental que uma obra da prefeitura de Belém está causando na Praia Grande, no Distrito de Outeiro. A tubulação da obra de urbanização da rua Franklin de Menezes está sendo descarregada diretamente na praia.
No vídeo, uma água avermelhada e densa escorre da tubulação direto para as águas da Praia. A diferença de coloração é bem evidente. A prefeitura não informa, por outro lado, se essa tubulação será apenas escorrer a água da chuva ou se também receberá esgoto das casas e comércio da rua, como é de praxe em Belém.
A primeira matéria sobre isso foi postada em maio de 2022, de lá para cá, as obras foram paralisadas, causaram erosão e transtornos para comerciantes, moradores e visitantes da praia mais frequentada de Outeiro.
LEIA MAIS: Moradores de Outeiro denunciam obra da prefeitura que pode jogar esgoto na praia Grande
Em julho de 2022, após teste de balneabilidade, constatou-se que a Praia Grande foi reprovada para banho devido aos altos índices de coliforme fecais na água, apesar disso, nenhuma ação de prevenção foi feito pela Prefeitura de Belém e a praia continuou sendo usada normalmente por banhistas, que não tinha noção do risco de saúde que estavam correndo.
LEIA MAIS: Vídeo mostra água escura sendo despejada na Praia Grande, em Outeiro
Com a chegada do inverno, as obras foram retomadas, mas os moradores da área reclamam que a intervenção não resolveu o problema do alagamento, pelo contrário, fez piorar. Nessa sexta-feira, 24, a TV Liberal mostrou ao vivo todo o transtorno e dificuldades que moradores da Franklin de Menezes estão vivendo. Muitos comerciantes tiveram que fechar seus negócios, outros que insistem, estão operando no prejuízo.
VEJA O VÍDEO: