NOTÍCIAS

Susto! Cenário de “fim do mundo” cobre céu de Juruti

Os moradores do município de Juruti, região oeste paraense, se surpreenderam com um fenômeno na região, o “shelf cloud”. O caso ocorreu nesta quarta-feira, 21, e foi registrado por moradores e compartilhado nas redes sociais.

O fenômeno formou uma nuvem em forma de onda e por alguns minutos levou os moradores a se surpreenderem. Essa foi a segunda vez que o município registrou o fato, que já ocorreu de maneira semelhante em junho de 2018.

Logo após a aparição, o que foi registrado foram ventos fortes e uma leve chuva.

Você sabe o que é “Shelf cloud”?

Shelf cloud é um tipo de formação de nuvem cujo aspecto característico é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-pai. Geralmente, shelf clouds precedem uma tempestade.

As shelf clouds formam-se quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem.

O movimento acelerado das shelf clouds, ocorrido em alguns casos, produz ventos muito fortes e danosos que acontecem antes da tempestade propriamente dita. Apesar disso, shelf clouds não produzem tornados.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar