BELÉMCOP30NOTÍCIASParáPOLÍTICA

Sujeira nas ruas de Belém persiste e preocupa moradores às vésperas da COP30

Belém segue enfrentando dificuldades com a limpeza urbana. Após a crise do lixo que marcou a gestão do ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), a promessa era de mudança com a nova licitação para o serviço de coleta de resíduos sólidos. No entanto, passados mais de 12 meses e já sob o comando do atual prefeito Igor Normando (MDB), a realidade nas ruas continua longe do ideal.

Apesar da situação não estar no mesmo nível crítico de 2024, o acúmulo de lixo, entulho e descarte irregular ainda é uma constante em vários pontos da cidade — inclusive em áreas consideradas nobres. A poucos meses da realização da COP30, a aparência de abandono em certas regiões da capital tem gerado críticas de moradores e visitantes.

Nos primeiros meses de sua gestão, Igor Normando promoveu mutirões de limpeza em diversos bairros. A medida, no entanto, foi considerada paliativa por parte da população, já que as falhas na cobertura da coleta regular permanecem. “É como enxugar gelo”, resume um morador da Augusto Montenegro, uma das vias mais sujas da capital paraense.

A coleta não chega a todos os bairros de forma regular, o que obriga muitos a recorrerem a alternativas como os chamados “carrinheiros”, que cobram pequenas quantias para remover entulhos — muitas vezes despejando o lixo em terrenos baldios ou vias públicas, sem qualquer controle.

A jornalista Adelaide Oliveira registrou imagens recentes que mostram lixo espalhado em locais como a travessa Benjamin Constant (bairro de Nazaré), rua Carlos Gomes (Campina) e até dentro do cemitério Santa Isabel, no Guamá.

Cemitério Santa Isabel. Foto: Adelaide Teixeira
Bairro da Campina, Centro Histórico. Foto: Adelaide Oliveira.

A população também tem sua parcela de responsabilidade. Descartar lixo fora do horário de coleta e em locais inapropriados agrava o problema. Talvez chegou a hora de entender que ações de educação ambiental são importantes, mas não bastam. É preciso ir além: aplicar multas, fiscalizar com rigor e cobrar da Ciclus eficiência na limpeza urbana.

Com a cidade prestes a receber um dos eventos ambientais mais importantes do planeta, a limpeza urbana deveria ser prioridade. Belém precisa mostrar que está preparada — e isso começa com ruas mais limpas e uma gestão eficaz da coleta de lixo.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar