
Que o portal de internet Diário on Line (DOL) publica fake news, todos já estão cansados de saber. E mais uma vez, o site voltou à carga, desta vez, afirmando que um vídeo, publicado no Twitter, no domingo, 19, mostra três Objetos Voadores Não Identificados (OVNI) avistados e filmados sobre a ilha do Combu, em frente a Belém.
Essa reportagem do DOL, mais uma vez, mostra o pouco caso que por lá eles têm com a informação correta e verdadeira. Bastava checar a informação no Google e saberiam que o vídeo é antigo. Mas eles preferem publicar mentiras e assim garantir os likes e visualizações.
O jornalista paraense Carlos Mendes, que é um dos especialista em OVNIs no estado do Pará, matou logo a charada: o vídeo é de março deste ano e não é em Belém, muito menos no Pará, e sim no estado vizinho do Amapá.
Mendes – Carlos Mendes escreveu: “Mas, ora, ora, o DOL publicando fake news de OVNIs sobre a ilha do Combu. É o mesmo vídeo de abril, das luzes do Amapá, fronteira com a Guiana Francesa. Querem saber? Só os ETs de Colares na causa, putz”.
E continuou: “Mandaram pra mim esse vídeo das luzes bem cedo e eu identifiquei que era o mesmo do Amapá. O pior é que nas redes sociais está rolando como se fosse no Combu”, encerra Carlos Mendes.
Checar informações – Bastaria uma pesquisa rápida no Google para descobrir que o tal vídeo é antigo e nem é do estado do Pará.
Mas o DOL não compactua com o princípio básico de todo jornalista que é o de checar informações. Bastava fazer a pesquisa e iria ter a informação de que o vídeo é de março deste ano e ocorreu no Amapá, na fronteira Norte daquele estado, no Brasil, com a Guiana Francesa.
Mas o que esperar de um grupo de comunicação que já publicou fotos de bebês colocados em caixas de papelão em um hospital de Honduras, como sendo na Santa Casa de Misericórdia, em Belém, capital do Pará??
O DOL usou este vídeo:

A reportagem do DOL, sem checagem das informações, pode ser vista aqui: https://www.diarioonline.com.br/tuedoide/curiosidades/597964/video-supostos-ovnis-sao-vistos-no-ceu-da-ilha-do-combu-em-belem
Vídeo – O vídeo que o DOL diz ser no Combu é antigo, foi feito no Amapá e foi publicado pelo Portal do Holanda, em março de 2020:

Veja reportagem do Portal do Holanda: https://portaldoholanda.com.br/amap/supostos-ovnis-sao-flagrados-na-fronteira