NOTÍCIASREGIONAL

Serra em Santarém lembra paisagens do Grand Canyon nos EUA

À primeira vista, sem saber de que local se trata, poucos irão apostar que este lugar fica no Pará, dentro do centro urbano de Santarém, principal cidade do Oeste do estado. Estamos falando da Serra do Índio, no bairro Santrenzinho, na periferia da cidade.

É uma paisagem diferente, sem árvores, mas ainda sim, encantadora.

Desta serra, é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Santarém, do rio Amazonas, do Rio Tapajós e do encontro das Águas.

Apesar da beleza cênica e pouco usual no estado, o local ainda não é uma atração turística para a cidade. A Serra do índio já está ficando cercada por invasões e condomínios fechados, além de sofrer com a exploração desenfreada de argila.

Alvo da ação humana e da urbanização nos arredores, a serra vem sofrendo um processo acelerado de erosão, principalmente no período chuvoso.

“Ela é uma rocha arenítica com pouca argila na matriz. Isso faz com que seja um material mais instável. Então, o excesso de água, de chuva, de vento, a umidade da região faz com que o material da serra esteja se desfazendo facilmente. A areia presente vai de fina a grossa e cai com facilidade, podendo romper vários blocos. Um desses blocos pode chegar a uma residência”, explicou a geóloga a Tainá Cunha.

Sem estrutura e com risco de desmanchar, o local é frequentada apenas por grupos organizados de aventureiros.

A prefeitura tinha que correr pra fazer uma enorme praça com mirante, estacionamento, parque, bares ,etc seria uma dos locais turísticos dos mais fantásticos.

VEJA MAIS IMAGENS:

Fotos Diariodofb

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar