BELÉMNOTÍCIAS

Respeitando medidas de segurança, apresentação do Cartaz do Círio volta a ter presença de fiéis

O lançamento do cartaz do Círio 2021 voltará a ter a presença dos fiéis na Basílica Santuário de Nazaré nesta segunda-feira, dia 31, a partir das 18h. No ano passado, a cerimônia com a presença do público foi suspensa por conta da Pandemia. Mas desta vez, os devotos poderão estar presentes na Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa e acompanhar a cerimônia de subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao monumento do Glória, respeitando as recomendações atuais dos órgãos de saúde e as limitações de público da Basílica.

Será obrigatório o uso de máscaras e haverá aferição da temperatura na entrada do Santuário. Dentro da Basílica, os fiéis precisarão guardar distanciamento social e não serão permitidas aglomerações em frente ao altar.

Assim como no ano passado, segue suspensa a apresentação e distribuição dos cartazes na Praça Santuário, ocorrida pela última vez em maio de 2019. Além disso, a cerimônia também poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Círio, o Canal do Círio no Youtube; pela TV Nazaré; e pelas redes sociais da Basílica Santuário.

Pelo 30º ano consecutivo, a criação do cartaz é da agência Mendes Comunicação e tem fotografia de Walda Marques. Esta é a terceira vez que Walda fotografa a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para o cartaz do Círio. A primeira foi em 2005 e a segunda em 2014. O convite foi feito pelo casal coordenador do Círio 2021, Albano e Ana Paula Martins. “Sou muito grata pelo convite, de poder receber a imagem de Nossa Senhora aqui no meu estúdio, com saúde, e repartir meu trabalho com tanta gente. O cartaz de 2005 tem a água e o Glória em destaques, já o de 2014 trouxe o oratório. A expectativa é grande para o deste ano”, destaca a fotógrafa.

“A escolha de Walda Marques foi baseada em seu talento, portfólio maravilhoso, inclusive já tendo feito outros trabalhos com a DFN e, também, pela sua devoção a Nossa Senhora de Nazaré. O cartaz deste ano é muito oportuno, prometemos uma grande surpresa e acreditamos que será um dos cartazes mais bonitos dos últimos anos, e, ainda, permanecerá em exposição na Praça Santuário por uma semana após a sua apresentação”, esclarece Albano Martins, coordenador da DFN.

Subida da Imagem Original – Antes do lançamento do cartaz oficial do Círio 2021, acontece a Missa da subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, onde a Imagem permanece durante o ano inteiro. O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano, que em 2021 completa 15 anos; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.

Desde o último domingo, dia 23, a Imagem está mais perto dos devotos, na Basílica. E permanecerá em exposição até a Missa do dia 31. Este momento marca o Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações, buscando a intercessão da Virgem de Nazaré. A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retornará ao Glória pelas mãos de alguns membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN): Humberto Catunda, Roberto Souza, Fabrizio Gonçalves, Alexandre Chaves, Flávio Américo, Roberto Corrêa e o casal coordenador, Albano e Ana Paula Martins.

História

Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão.  Atualmente o Cartaz é produzido a partir de fotografias.

Canais para assistir as transmissões:

TV CÍRIO – www.youtube.com/tvcirio

TV NAZARÉ – CANAL 30

Facebook da Basílica Santuário: @basilicadenazareoficial YouTube da Basílica Santuário: www.youtube.com/basilicadenazare

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar