BELÉMMaritubaNOTÍCIAS

Profissionais de saúde de Marituba são capacitados para o preenchimento do novo sistema E-SUS

O município de Marituba promove até hoje, 07, capacitação para profissionais de saúde incentivando o preenchimento correto das fichas do atendimento primário do novo sistema E-SUS. A capacitação iniciou na última terça-feira, 01, e é dividida em pequenos grupos afim de evitar aglomerações.

O planejamento da capacitação foi realizado pela diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Marituba (Sesau), Edna Santos. Ela explica que o objetivo da capacitação é preparar os enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, diretores e posteriormente o corpo administrativo das 19 Unidades da Atenção Básica do município, a preencherem corretamente as fichas do atendimento primário do novo sistema E-SUS.

“Esse treinamento, com a finalidade de fazer com que os profissionais conheçam as fichas do atendimento primário, é muito importante, pois quando as fichas são lançadas ao sistema, o Ministério da Saúde entende que está sendo realizado o trabalho e o município recebe recursos”, detalhou a enfermeira e Coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família e programa Mais Médicos em Marituba, Rakel Raposo .Ela fala também, que as fichas preenchidas de forma correta, podem captar pessoas hipertensas, fumantes ou outros quadros a participarem dos programas oferecidos pelo município, como o programa de “Controle Nacional do Tabagismo” destinado à tabagistas.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde Gilson Rufino, Natália Camargos, participou da capacitação na última terça-feira (01) e destacou a importância de reestruturação do registro de informações sobre consultas, palestras e orientações ofertadas pela UBS. “Ajudam no processo de informação do paciente que é assistido por nós e com isso ocasionando uma melhoria no sus”, relatou.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar