DENÚNCIANOTÍCIAS

Petição pública pede abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre respiradores com defeito

Uma Petição Pública foi aberta solicitando abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) para que seja esclarecida, e, apontados os culpados pela Compra de Respiradores pelo Governo do Pará, que seriam utilizados nos Hospitais de Campanha no Estado como parte das ações de enfrentamento ao coronavírus.

Para assinar a petição pública, assine aqui: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=cpirespiradorespara

Equipamentos com defeito – Os respiradores, que custaram R$ 125 mil cada, um dos maiores valores pagos entre os Estados e além de chegarem atrasados, não funcionam. O custo total do prejuízo em recursos foi de R$ 50 milhões, sem falar nas vidas perdidas pela falta desse equipamento necessário.

O texto da petição diz que a população precisa de esclarecimentos, fiscalização do parlamento estadual e a devida investigação sobre essa ação, que em razão da irresponsabilidade e incompetência do Governo do Estado, pessoas estão morrendo, esperando por um leito de UTI com respirador.

Siga a cronologia dos fatos:

5 de março – O Governo do Pará anuncia a compra de 400 respiradores da China, com valores bem acima do comercializado com outros Estados brasileiros (Rede Pará – https://cutt.ly/NyvDdTM);

Abril – O prazo para entrega dos respiradores ultrapassa o que foi divulgado pelo próprio Governo do Pará, enquanto isso, dezenas de paraenses que buscam atendimento no Hospital de Campanha, não são atendidos por falta de leitos com respiradores;

4 de maio – Os respiradores chineses chegam ao Pará (SESPA – https://cutt.ly/yyvDgBW).

8 de maio – Informações de profissionais da saúde, dão conta que os respiradores não servem para pacientes com Coronavírus. (Portal Roma News – https://cutt.ly/pyvDofJ)

8 de maio – Governador Helder Barbalho vai a público dizer que informação de que respiradores não funcionam, não passa de fake news. (O Liberal – https://cutt.ly/syvDyvn)

8 de maio – Sespa-PA anuncia em suas redes sociais, que os respiradores vindos da China já estão sendo utilizados nos Hospitais de Campanha de Belém e do interior.

8 de maio – Após repercussão, Governo anuncia que respiradores não funcionam. (Portal G1 – https://cutt.ly/fyvDttT).

8 de maio – PF prende em Belém empresário envolvido na compra ilegal de respiradores (jornal O Liberal – https://cutt.ly/CyvDeAq)

9 de maio – Sespa-PA apaga postagens em suas redes socias que havia anunciado que respiradores já estavam sendo utilizados. (Portal G1 – https://cutt.ly/CyvS60n)

9 de maio – Ministério Público Federal e do Estado vê elo entre compra de respiradores superfaturados e fakes comprados pelos governo do Rio e Pará (O Globo – Lauro Jardim – https://cutt.ly/FyvDrlP)

9 de maio – Ministério Público Federal (MPF) investiga compra de respiradores que não funcionam pelo governo do Pará. (Ascom MPF – https://cutt.ly/0ybqkSW)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar