Paris 2024: Rebeca Andrade se torna maior medalhista mulher do Brasil

Rebeca Andrade, ginasta brasileira de 24 anos, se tornou a maior medalhista mulher do Brasil de todos os tempos ao conquistar a medalha de prata na prova individual geral da Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com essa conquista, Rebeca agora possui quatro pódios olímpicos: ouro no salto e prata no individual geral em Tóquio, além das medalhas de bronze por equipes e novamente a prata no individual geral em Paris.
A ginasta comemorou a conquista em uma entrevista logo após receber a premiação nesta quinta-feira (01/08). “Diante de tantas coisas que poderiam acontecer e de tantas pessoas que poderiam ter sido escolhidas pra estar aqui, estou aqui e consegui. Então, realmente é uma honra gigantesca fazer parte da porcentagem de mulheres que está cada vez mais vencendo”, celebrou em entrevista para a TV Globo.
Rebeca também destacou a emoção de conquistar medalhas na presença do público e de seus familiares, algo que não foi possível em Tóquio devido à pandemia de Covid-19. “Sempre quero orgulhar a minha mãe. Sei que ela já sente orgulho de mim fazendo qualquer coisa, mas eu vivo ginástica. Então, ela estar aqui torcendo por mim é maravilhoso. A melhor pessoa que poderia estar aqui é a minha mãe. Estou muito orgulhosa de ter feito tudo certo”.
Mas Rebeca Andrade ainda pode ir além durante as Olimpíadas de Paris. Confirmada em três finais por aparelhos (salto no sábado, 03/08, e trave e solo na segunda, 05/08), ela tem reais chances de conquistar mais medalhas e se isolar como a maior medalhista brasileira, incluindo tanto homens quanto mulheres. Atualmente, ela soma quatro medalhas olímpicas, apenas uma a menos que Torben Grael e Robert Scheidt, ambos da vela, que são os brasileiros com mais pódios em Jogos Olímpicos.
“Ai eu penso, não vou mentir não. Porque eu quero estar no pódio. Mas o resultado é consequência e eu tenho que fazer a minha parte. Esse é o foco”, comentou Rebeca sobre a possibilidade de se tornar a maior atleta brasileira em número de medalhas olímpicas.