Parada LGBTI+ movimenta as ruas de Mosqueiro neste domingo
A expectativa dos organizadores é de reunir um público de 50 mil pessoas na orla
Neste domingo (30), o distrito de Mosqueiro se prepara para receber a 16ª edição da Parada LGBTI+, evento que já se tornou tradição durante os verões amazônicos do distrito. Com a expectativa de reunir um público superior a 50 mil pessoas, a parada é a segunda maior do Estado, perdendo apenas para de Belém.
A concentração está marcada para as 11h, na praça da igrejinha do Chapéu Virado e o evento contará com uma série de atrações que animarão os participantes durante todo o dia.
Verão com amor e sem ódio
Este ano, a Parada do Orgulho LGBTI+ de Mosqueiro traz o tema “Verão com amor e sem ódio”, destacando a importância do respeito, da inclusão e do combate ao preconceito racial e de identidade de gêneros. Para o cantor e compositor Eloi Iglesias, o “puxador” oficial do evento, a celebração não se resume apenas a uma festa popular, mas representa uma afirmação da comunidade LGBTI+ em prol de políticas públicas que valorizem a diversidade, a educação inclusiva e o respeito às diferenças.
Programação e atrações
A 16ª Parada do Orgulho LGBTI+ sairá da pracinha do Chapéu Virado e seguirá pela rua Eurico Romariz, até alcançar o bairro do Aeroporto, percorrendo algumas das principais vias de Mosqueiro. O cantor Eloi Iglesias e outros artistas, como Johann, Edy Martins, Amanda, MC Believe, Yuri Barbosa, DJ Sexxa e convidados especiais da aparelhagem Crocodilo, animarão o público ao longo do percurso.
Saúde
A coordenação do evento realizará, na véspera do evento, uma ação voltada ao cuidado da comunidade. Os atendimentos acontecerão na sede da Agência Distrital, localizada na rua XV de Novembro, bairro da Vila, e oferecerão serviços de enfermagem, testes rápidos de HIV/Aids, distribuição de preservativos, triagem com aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Além disso, os tutores de animais de estimação também poderão contar com serviços de vacinação antirrábica e cadastramento para castração de seus pets.
RexPA contra a homofobia:
No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no mês passado, os clubes paraenses Paysandu e Remo, conhecidos por sua histórica rivalidade, se uniram em uma campanha conjunta contra a homofobia. Ambos os times produziram um vídeo enfatizando a mensagem de respeito e tolerância, promovendo a diversidade e inclusão.
No vídeo, dois casais homoafetivos foram retratados com as frases “nenhuma travessia foi tão importante!” e “contra o preconceito não existe rivalidade!” . A campanha utilizou a hashtag #RExPAdaDiversidade para ampliar a divulgação da mensagem, buscando sensibilizar um público mais amplo.
Veja Também: Pará para Todes: Theatro da Paz ganha bandeira e iluminação em apoio à causa LGBTQIA+
Veja o vídeo: